Letramento informacional para reuso de dados nas ciências sociais: requisitos e competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p1

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Dados de Pesquisa – reúso, Letramento em dados

Resumo

Introdução: O ambiente da pesquisa científica vem sendo impactado pelo aumento da disponibilidade de dados em acesso aberto. De outro lado, no entanto, emergem dificuldades aos pesquisadores na gestão dos seus próprios dados e de terceiros, principalmente, em relação às questões ligadas ao reúso dos mesmos. Esta relação de disponibilidade versus gestão de dados é particularmente complexa nas Ciências Sociais, cujos dados são heterogêneos e variados.
Objetivo: Propor requisitos e competências mínimas para o letramento informacional em reúso de dados.
Metodologia:
Partiu-se de um levantamento bibliográfico, empregando-se técnicas de análise de conteúdo com apoio da ferramenta NVivo para análise em três instâncias de investigação em que: (1) compara-se os quadros conceituais (frameworks) de letramento em dados; (2) reutiliza-se dados secundários abertos de pesquisa (datasets) e (3) identifica-se em Ambientes Virtuais de Aprendizagem quais os requisitos e as competências para o reúso de dados.
Resultados: Propõe-se os requisitos e as competências para o letramento em reúso de dados e testa-se a sua validade por meio da aderência com as melhores práticas recomendadas do World Wide Web Consortium (W3C).
Conclusões: Consolida-se a proposta de 16 requisitos de um ambiente virtual para o letramento em reúso de dados contextualizados na área das Ciências Sociais e de 37 competências para os pesquisadores. Destacam-se como requisitos principais no letramento para o reúso de dados o conhecimento ao acesso, às licenças e ao uso destas, e como competências essenciais as regras de acesso, os tipos de licenças, bem como, o usar conjuntos de dados disponíveis, principalmente os critérios de proveniência, de qualidade e de confiabilidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janete Saldanha Bach Estevão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Faimara do Rocio Strauhs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

ANJOS, R. L.; DIAS, G. A. Atuação dos profissionais da informação no ciclo de vida dos dados - Dataone: um estudo comparado. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 1, p. 80 – 101, jan./abr. 2019.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Commission on Information Literacy: Final Report. Chicago: American Library Association, 1989. p. 6. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 12 jun. 2020

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Guidelines, standards and frameworks. Chicago:American Library Association, 1989. . Disponível em http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 21 jan. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 1995.

BERGHMANS, S.; COUSIJN, H.; DEAKIN, G.; MEIJER, I.; MULLIGAN, A.; PLUME, A.; RIJCKE, S.; RUSHFORTH, A.; TATUM, C.; VAN LEEUWEN, T.; WALTMAN, L. Open Data: the researcher perspective - survey and case studies, 2017. Disponível em: https://data.mendeley.com/datasets/bwrnfb4bvh/1. Acesso em: 25 abr. 2017. doi: 10.17632/bwrnfb4bvh.1

CALZADA PRADO, J.; MARZAL, M. Á. Incorporating Data Literacy into Information Literacy Programs: Core Competencies and Contents. Libri: International Journal of Libraries & Information Services, Berlin, v. 63, n. 2, p. 123–34. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1515/libri-2013-0010. Acesso em: 02 jul. 2017.

CARLSON, J. R.; FOSMIRE, M.; MILLER, C.; NELSON, M. R. S. Determining Data Information Literacy Needs: A Study of Students and Research Faculty. Libraries Faculty and Staff Scholarship and Research, West Lafayette, v. 23, p. 1-30, 2011. Disponível em: http://docs.lib.purdue.edu/lib_fsdocs/23. Acesso em: 12 dez. 2017.

CARLSON, J. R.; JOHNSTON, L. R. Data Information Literacy: Librarians, Data, and the Education of a New Generation of Researchers. Indiana: Purdue University Press, 2015. p. 271. Disponível em: https://goo.gl/riC4Es. Acesso em: 12 dez. 2017.

CONSORTIUM OF EUROPEAN SOCIAL SCIENCE DATA ARCHIVES (CESSDA). Data in the social sciences. CESSDA DATA MANAGEMENT EXPERT GUIDE, CESSDA ERIC, Bergen, 2018. Disponível em: https://www.cessda.eu/DMGuide. Acesso em: 23 mar. 2019.

CORTI, L.; EYNDEN, V. V. D.; BISHOP, L.; WOOLLARD, M. Managing and Sharing Research Data: a Guide to Good Practice. 2 ed. Essex: UK Data Service, 2014. Disponível em: https://www.ukdataservice.ac.uk/managedata/handbook. Acesso em: 20 fev. 2019.

COURSERA. Research Data Management and Sharing. 2016. Disponível em: https://www.coursera.org/learn/data-management. Acesso em: 20 fev. 2019.

CREASER, C. Scholarly communication and access to research output. In: EVANS, W.; BAKER, D. Libraries and Society: role, responsibility and future in an age of change. Boston: EBSCO Publishing. 2011. p. 53-66.

CURTY, R. G.; CROWSTON, K.; SPECHT, A.; GRANT, B. W.; DALTON, E. D. Attitudes and norms affecting scientists’ data reuse. PloS one, v. 12, n. 12, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0189288. Acesso em: 02 jan. 2018.

DATAONE. Education Modules. 2012. Disponível em: https://www.dataone.org/education-modules. Acesso em: 02 jul. 2018.

DIGITAL CURATION CENTER. DC 101 materials: Access and Reuse. 2004-2019. Disponível em: http://www.dcc.ac.uk/training/train-the-trainer/dc-101-training-materials. Acesso em: 31 jan. 2019.

ENGINEERING AND PHYSICAL SCIENCES RESEARCH COUNCIL. EPSRC policy framework on research data. Disponível em: https://epsrc.ukri.org/about/standards/researchdata/. Acesso em: 12 jun. 2020.

EUROPEAN COMMISSION. H2020 Programme. H2020 AGA – Annotated Model Grant Agreement. Version 2.1.1. 1 jul. 2016. p. 216-219. Disponível em: http://goo.gl/SXbKxE. Acesso em: 20 nov. 2016.

FACILITATE OPEN SCIENCE TRAINING FOR EUROPEAN RESEARCH. Open Science Learning Objectives, 2015. FOSTER Consortium Members. Disponível em: https://goo.gl/Lkm1XT. Acesso em: 20 jul.2016. p. 536-552. doi: 10.5281/zenodo.15603.

FECHER, B.; FRIESIKE, S. Open Science: one term five schools of thoughts. In: BARTLING, S.; FRIESIKE, S. Opening Science. New York: Springer International Publishing, 2014. p. 17–47. Disponível em: https://goo.gl/3qrg2o. Acesso em 28 jan. 2017.

FREITAS, M. A.; LEITE, F. C. L. Atores do sistema de comunicação científica: apontamentos para discussão de suas funções. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 1, p. 273 – 299, jan./abr. 2019.

GRAY, J.; LIU, D. T.; NIETO-SANTISTEBAN, M.; SZALAY, A.; DEWITT, D. J.; HEBER, G. Scientific data management in the coming decade. ACM SIGMOD Record, [s.l.], v. 34, n. 4, p. 34-41, jan. 2005. Disponível em: https://arxiv.org/ftp/cs/papers/0502/0502008.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

GRIGG, K. S. Data in the Sciences. In: KELLAM, L. M.; THOMPSON, K. Datalibrarianship: The Academic Data Librarian in Theory and Practice. Association of College and Research Libraries. Chicago: American Library Association, 2016. p. 179-192.

GUERTIN, H.; BERNHARD, P. Les 6 étapes d'un projet de recherche d'information. École de bibliothéconomie et des sciences de l'information (EBSI), Université de Montréal, Québec, 2005. Disponível em: http://www.ebsi.umontreal.ca/jetrouve/projet/index.htm. Acesso em: 02 jan. 2018.

JEFFRYES, J. N.; JOHNSTON, L. An E-Learning Approach to Data Information Literacy Education. In: Annual Conference & Exposition - ASEE, 2013, Atlanta, Anais […]. Atlanta, 2013. Disponível em: https://peer.asee.org/19170. Acesso em: 12 jun. 2020.

JOHNSTON, L. R., JEFFRYES, J. Data Management Course. University of Minnesota Libraries: Minnesota, 2012. Disponível em: https://sites.google.com/a/umn.edu/data-management-course_structures/home1. Acesso em: 02 jan. 2018.

KIM, Y. Scientific Data Reuse Survey. Inter-university Consortium for Political and Social Research, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.3886/E100404V1. Acesso em: 25 abr. 2017.

KIM, Y. Scientists’ Data Sharing Behaviors. Inter-university Consortium for Political and Social Research, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.3886/E100087V7. Acesso em: 25 abr. 2017.

KOLTAY, T. Are you ready? Tasks and roles for academic libraries in supporting Research 2.0. New Library World, [s.l.], v. 117, n. 1-2, p. 94-104, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1108/NLW-09-2015-0062. Acesso em: 12 jun. 2020

KOLTAY, T. Data literacy: in search of a name and identity. Journal of Documentation, [s.l.], v. 71, n. 2, p. 401-415, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JD-02-2014-0026. Acesso em: 12 jun. 2020.

KOLTAY, Tibor. HORSTMANN, Wolfram; WITT, Michael. Data governance, data literacy and the management of data quality. IFLA Journal, v.42, n. 4, p. 303-312, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0340035216672238. Acesso em: 02 jan. 2018.

LAMAR SOUTTER LIBRARY. New England Collaborative Data Management Curriculum - Necdmc., University of Massachusetts Medical School. 2012. Disponível em: http://library.umassmed.edu/necdmc/index. Acesso em: 02 jan. 2018.

LÓSCIO, B. F.; BURLE, C.; CALEGARI, N. Data on the Web best practices. W3C Data on the Web Best Practices Working Group, World Wide Web Consortium (W3C), 31 jan. 2017. Disponível em: https://www.w3.org/TR/dwbp/. Acesso em: 30 jun. 2018.

MAYBEE, C.; CARLSON, J.; SLEBODNIKC, M.; CHAPMAN, B. “It's in the Syllabus”: Identifying Information Literacy and Data Information Literacy Opportunities Using a Grounded Theory Approach. The Journal of Academic Librarianship, [s.l.], v. 41, n. 4, p. 369-376, Jul. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.acalib.2015.05.009. Acesso em: 12 jun. 2020

NATIONAL SCIENCE FOUNDATION. Dissemination and sharing of research results. 2010. Disponível em: https://goo.gl/E6nsXV. Acesso em: 10 fev. 2018.

OPEN ACCESS. Berlin Declaration on open access to knowledge in the sciences and humanities. Berlin, 2003. Disponível em: https://openaccess.mpg.de/67605/berlin_declaration_engl.pdf. Acesso em: 08 set. 2017.

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Tics na composição da methodi ordinatio: construção de portfólio bibliográfico sobre modelos de transferência de tecnologia. Ciência da Informação, Brasília, v. 46, n. 2, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/18841. Acesso em: 15 ago. 2019.

QIN, J.; D’IGNAZIO, J. Lessons learned from a two-year experience in science data literacy education. In: ANNUAL IATUL CONFERENCE, 31., 2010, Syracuse. Anais [...]. Syracuse, 2010. Disponível em: https://goo.gl/jpiJqN. Acesso em:19 jan. 2017.

RESEARCH DATA ALLIANCE. About RDA. Disponível em: https://www.rdalliance.org/node/51727. Acesso em 03 dez. 2017.

RESEARCH DATA NETHERLANDS. Essentials 4 Data Support, [s.d.]. Disponível em: http://datasupport.researchdata.nl/en/. Acesso em: 20 fev. 2019.

SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Guia de Gestão de Dados de Pesquisa para Bibliotecários e Pesquisadores. Rio de Janeiro: CNEN, 2015. p. 90. Disponível em: https://goo.gl/6JBkKV. Acesso em 3 ago. 2017.

SCHNEIDER, R. Research data literacy. In KURBANOGLU, S.; GRASSIAN, E.; MIZRACHI, D.; CATTS, R.; SPIRANEC, S. Worldwide commonalities and challenges in information literacy research and practice. Cham: Springer International, v. 397, p. 134-140, 2013.

TENOPIR, C.; BIRCH, B.; ALLARD, S. Academic libraries and research data services: current practices and plans for futur - An ACRL White paper. ACRL, 2012. Disponível em: https://goo.gl/eoQsXH. Acesso em 20 out. 2017.

UNIVERSITY OF EDINBURGH. Our definitions: Research data 2016. Disponível em: https://goo.gl/wznsyF. Acesso em: 01 mar. 2017.

UNIVERSITY OF EDINBURGH. Research Data Service staff in Information Services. Research Data and Management Trainning, Out. 2017. Disponível em: https://mantra.edina.ac.uk/. Acesso em: 20 fev. 2019.

UNIVERSITY OF OXFORD. Workshops and Classes: Research Data Management handouts. 2018-2019. Disponível em: https://libguides.bodleian.ox.ac.uk/workshops/rdm. Acesso em: 20 fev. 2019.

VITAE. The Vitae Researcher Development Framework. 2018. Disponível em: https://goo.gl/XiXfVb. Acesso em: 05 jan. 2018.

WILKINSON, M. D.; DUMONTIER, M.; AALBERSBERG, I. J.; APPLETON, G.; AXTON, M.; BAAK, A.; BLOMBERG, N.; BOITEN, J-W.; SANTOS, L. B. S.; BOURNE, P. E.; BOUWMAN, J.; BROOKES, A. J.; CLARK, T.; CROSAS, M.; DILLO, I.; DUMON, O.; EDMUNDS, S.; EVELO, C. T.; FINKERS, R.; GONZALEZ-BELTRAN, A.; GRAY, A. J. G.; GROTH, P.; GOBLE, C.; GRETHE, J. S.; HERINGA, J.; HOEN, P. A. C.; HOOFT, R.; KUHN, T.; KOK, R.; KOK, J.; LUSHER, S. J.; MARTONE, M. E.; MONS, A.; PACKER, A. L.; PERSSON, B.; ROCCA-SERRA, P.; ROOS, M.; VAN SCHAIK, R.; SANSONE, S-A.; SCHULTES, E.; SENGSTAG, T.; SLATER, T.; STRAWN, G.; SWEERTZ, M. A.; THOMPSON, M.; VAN DER LEI, J.; VAN MULLIGEN, E.; VELTEROP, J.; WAAGMEESTER, A.; WITTENBURG, P.; WOLSTENCROFT, K.; ZHAO, J.; MONS, B. The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, New York, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1038/sdata.2016.18. Acesso em: 12 jun. 2020.

WOOD, J. Coping with the Data Deluge. In: JUBB, M.; SHORLEY, D. The Future of Scholarly Communication. London: Facet, 2013. p. 75-87.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Estevão, J. S. B., & Strauhs, F. do R. (2020). Letramento informacional para reuso de dados nas ciências sociais: requisitos e competências. Informação & Informação, 25(2), 1–25. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p1

Edição

Seção

Artigos