Competência informacional na perspectiva dos estudantes de ciências contábeis

Cristiano Moreira, Joana Carlos Beira, Marta Maputere, Ricardo Rodrigues Barbosa

Resumo


Introdução: Avaliar as perspectivas dos usuários da informação e suas habilidades no que tange às competências informacionais se torna necessário para entender como as novas maneiras e formas de organizar as informações estão chegando a seus usuários e se elas estão causando algum tipo de impacto positivo na execução das suas atividades profissionais e cotidianas. A Ciência Contábil é um curso no qual a gestão e a organização de informação é um insumo necessário para o eficiente desempenho das atividades profissionais. Assim, buscar entender a expectativa e o entendimento dos discentes dessa área pode ser um importante instrumento para compreender os impactos dessas novas habilidades. Objetivo: o presente estudo buscou responder à seguinte indagação: Qual o entendimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre algumas praticas vinculadas as competências informacionais?. Metodologia: A pesquisa é classificada como descritiva, de levantamento misto (quali e quanti). Para tanto, foi empregada a estatística descritiva. A amostra foi não probabilística, composta por 200 discentes do curso de ciências contábeis de instituições públicas e privadas. Resultados: Os resultados apontaram que grande parte dos entrevistados apresentou elevado percentual das competências informacionais. Conclusões: Apesar de ter sido apresentado um elevado conhecimento nas praticas que envolvem estas competências, quando se tratam de práticas e termos mais usuais na Ciência da Informação, esses percentuais diminuem consideravelmente, sinalizando a necessidade de uma maior integração dessas duas ciências para ampliar o desempenho desses futuros profissionais.

   

Palavras-chave


Competência Informacional. Literatura da Informação. Ciências Contábeis. Gestão do Conhecimento

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