Competência informacional na perspectiva dos estudantes de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p315

Palavras-chave:

Competência informacional, Literatura da informação, Ciências contábeis, Gestão do conhecimento

Resumo

Introdução: Avaliar as perspectivas dos usuários da informação e suas habilidades no que tange às competências informacionais se torna necessário para entender como as novas maneiras e formas de organizar as informações estão chegando a seus usuários e se elas estão causando algum tipo de impacto positivo na execução das suas atividades profissionais e cotidianas. A Ciência Contábil é um curso no qual a gestão e a organização de informação são um insumo necessário para o eficiente desempenho das atividades profissionais. Assim, buscar entender a expectativa e o entendimento dos discentes dessa área pode ser um importante instrumento para compreender os impactos dessas novas habilidades.
Objetivo: o presente estudo buscou responder à seguinte indagação: Qual o entendimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre algumas práticas vinculadas as competências informacionais?
Metodologia: A pesquisa é classificada como descritiva, de levantamento misto (quali e quanti). Para tanto, foi empregada a estatística descritiva. A amostra foi não probabilística, composta por 200 discentes do curso de ciências contábeis de instituições públicas e privadas.
Resultados:Os resultados apontaram que grande parte dos entrevistados apresentou elevado percentual das competências informacionais.
Conclusões: Apesar de ter sido apresentado um elevado conhecimento
nas práticas que envolvem estas competências, quando se tratam de práticas e termos mais usuais na Ciência da Informação, esses percentuais diminuem consideravelmente, sinalizando a necessidade de uma maior integração dessas duas ciências para ampliar o desempenho desses futuros profissionais.

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Biografia do Autor

Cristiano Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG   

Joana Carlos Beira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Marta Maputere, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Columbia

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Moreira, C., Beira, J. C., Maputere, M., & Barbosa, R. R. (2021). Competência informacional na perspectiva dos estudantes de ciências contábeis. Informação & Informação, 26(1), 315–342. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p315

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Artigos