Arquitetura da informação analítica para integração de dados da pesquisa e pós-graduação: um estudo de caso da Universidade do Estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p115

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Sistema de Apoio à Decisão, Indicadores Acadêmicos

Resumo

Introdução: As universidades precisam monitorar os seus indicadores e informações para elaboração de estratégias de estímulo à pesquisa e pós-graduação. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tem um ambiente similar a outras universidades onde existe uma dispersão dos dados devido à falta de integração de sistemas internos e externos, tais como os sistemas da Plataforma Lattes e da Plataforma Sucupira do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) respectivamente. A redundância de dados, informações inconsistentes e não consolidadas dificultam os gestores no processo de correlacionamento de dados para análise dos principais indicadores de avaliação. Objetivo: Uma proposta de arquitetura da informação materializada em solução analítica para integração e visualização de dados relevantes para o mapeamento do cenário da Pesquisa e Pós-Graduação da UNEB.  Metodologia: Para este projeto a metodologia está fundamentada na pesquisa experimental e na metodologia de estudo de caso. Estratégias como a matriz de necessidade para o levantamento da camada de informação e a etapa de retroalimentação através de entrevistas com os gestores da UNEB se somaram a etapas de elaboração do plano provisório do assunto, bem como a busca por fontes de dados e criação e desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão (SAD). Resultados: Obteve-se um modelo de dados com três cubos temáticos materializados em painéis com metáforas visuais em tabelas e gráficos interativos permitindo filtros e consultas em drill. Conclusões: A materialização de uma solução de gestão analítica se mostrou relevante nas aferições dos gestores que buscam potencializar os indicadores de pesquisa da UNEB. Com o SAD desenvolvido, os gestores da UNEB podem agora fazer campanhas mais precisas de estímulo à pesquisa em regiões  ou departamentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento no programa multi institucional pela UFBA. Mestre em Ciência da Computação pela UFPB. Professor da UNEB nas disciplinas voltadas para os seguintes conteúdos: Modelagem Conceitual, Linguagem de Programação Orientada a Objetos, Banco de Dados e Projeto Avançado de Sistemas.

Franciele Portugal dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Sistemas de Informação na UNEB , já foi bolsista do programa de iniciação científica CNPq/PIBIC/AF participando do grupo de pesquisa NPAI (Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação).

Breno Pádua Brandão Carneiro, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Doutor em educação e contemporaneidade pela UNEB, com período sanduíche no Departamento de Liderança Educacional da Western Illinois University (EUA). Atualmente, atua como Coordenador de Avaliação Institucional da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) da UNEB.

Fernanda Almeida Machado, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP e Especialista em Gerenciamento BIM pelo SENAI CIMATEC, com Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA.

 

Referências

BARBOSA, A. M. O aperfeiçoamento e desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores de cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2018.

CAPES. Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG: Documento final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselhosuperior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 21 de nov. 2018.

CAPES. Relatório de avaliação: Ensino. 2017. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finaisquadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf. Acesso em: 21 de nov. 2018.

CIRANI, C. B. S.; CAMPANARIO, M. de A.; SILVA, H. H. M. da. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015.

CWUR. Center for World University Rankings 2018-2019. Disponível em: https://cwur.org/2018-19.php. Acesso em: 18 de nov. 2018.

EXPERTA, Stela. Stela Experta©. Disponível em: http://site.stelaexperta.com.br/. Acesso em: 17 de dez. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 192 p.

KNOWAGE. The Open Source Suite for any modern Business Analytics. Disponível em: https://www.knowage-suite.com/site/home/. Acesso em: 24 de nov. 2018.

MAGALHÃES, J. L.; QUONIAM, L.; MENA-CHALCO, J. P.; SANTOS, A. Extração e tratamento de dados na base Lattes para identificação de Core Competencies em Dengue. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 3, p. 30 - 54, ago. 2014.

MARIADB. About MariaDB. Disponível em: https://mariadb.org/about/. Acesso em: 24 de nov. 2018.

OLIVEIRA, G. L. de. GESMOODLE - Ferramenta de mediação tecnológica e acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos em cursos de graduação a distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.

RUF. Ranking Universitário Folha 2017. Disponível em: http://ruf.folha.uol.com.br/2017/ranking-de-universidades/. Acesso em: 18 de nov. 2018.

VALLEJERA, D.; LOZANO-DÍAZ, I.; RODRIGUEZ-SÁNCHEZ, Y. Bibliometric analysis in a cuban university as a tool for business intelligence. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. especial, p. 217-229, jan. 2016.

VERCELLIS, C. Business Intelligence: Data Mining and Optimization for Decision Making. 1 ed. Southern Gate, Chichester, West Sussex: John Willey & Sons, Ltda, 2009. 420 p.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Jorge, E. M. de F., Santos, F. P. dos, Carneiro, B. P. B., & Machado, F. A. (2020). Arquitetura da informação analítica para integração de dados da pesquisa e pós-graduação: um estudo de caso da Universidade do Estado da Bahia. Informação & Informação, 25(1), 115–140. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p115

Edição

Seção

Artigos