Arquitetura da informação analítica para integração de dados da pesquisa e pós-graduação: um estudo de caso da Universidade do Estado da Bahia

Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Franciele Portugal dos Santos, Breno Pádua Brandão Carneiro, Fernanda Almeida Machado

Resumo


Introdução: As universidades precisam monitorar os seus indicadores e informações para elaboração de estratégias de estímulo à pesquisa e pós-graduação. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tem um ambiente similar a outras universidades onde existe uma dispersão dos dados devido à falta de integração de sistemas internos e externos, tais como os sistemas da Plataforma Lattes e da Plataforma Sucupira do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) respectivamente. A redundância de dados, informações inconsistentes e não consolidadas dificultam os gestores no processo de correlacionamento de dados para análise dos principais indicadores de avaliação. Objetivo: Uma proposta de arquitetura da informação materializada em solução analítica para integração e visualização de dados relevantes para o mapeamento do cenário da Pesquisa e Pós-Graduação da UNEB.  Metodologia: Para este projeto a metodologia está fundamentada na pesquisa experimental e na metodologia de estudo de caso. Estratégias como a matriz de necessidade para o levantamento da camada de informação e a etapa de retroalimentação através de entrevistas com os gestores da UNEB se somaram a etapas de elaboração do plano provisório do assunto, bem como a busca por fontes de dados e criação e desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão (SAD). Resultados: Obteve-se um modelo de dados com três cubos temáticos materializados em painéis com metáforas visuais em tabelas e gráficos interativos permitindo filtros e consultas em drill. Conclusões: A materialização de uma solução de gestão analítica se mostrou relevante nas aferições dos gestores que buscam potencializar os indicadores de pesquisa da UNEB. Com o SAD desenvolvido, os gestores da UNEB podem agora fazer campanhas mais precisas de estímulo à pesquisa em regiões  ou departamentos.


Palavras-chave


Arquitetura da Informação; Sistema de Apoio à Decisão; Indicadores Acadêmicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p115

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