O papel da memória institucional para a gestão universitária: contribuições para a consolidação da UMMA na UFSCar

Autores

  • Samanta do Prado Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13560210 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 336112081
  • Luzia Sigoli Fernandes Costa Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Informação. Rodovia Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519472 Ramal: 9472 Fax: (16) 33518353

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p409

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Memória Institucional, Universidades Federais

Resumo

Introdução: Este trabalho propõe possíveis relações entre a gestão universitária e a memória. Mais especificamente, ressalta a constribuição da Memória Insititucional (MI) como um elemento relevante para sustentar ações de gestão. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no contexto da consolidação de sua política de informação, comunicação e memória, cria, em 2017, a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico. Essa iniciativa exemplifica a valorização da salvaguarda da Memória Institucional por parte da gestão universitária. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos que possam subsidiar a identificação e a preservação da MI, tendo em vista a consolidação da UMMA na UFSCar. Metodologia: O método adotado é do tipo exploratório e descritivo, com base em uma abordagem bibliográfica e documental. Foram analisadas três tipos de fontes: (1) a literatura científica sobre a temática; (2) documentos institucionais da UFSCar relacionados à política de memória e a criação da UMMA; e (3) um levantamento de informações de universidades federais brasileiras, sobre suas iniciativas relacionadas à MI. Resultados: Como principais elementos, foram identificados: nomenclatura, vínculo e coleções. As iniciativas identificadas possuem nomenclaturas distintas, e estão vinculadas a diferentes setores das universidades. As coleções ligadas à MI são variadas em formato e suporte. Conclusões: Os resultados obtidos ilustram possíveis contribuições para a consolidação da UMMA, bem como desta enquanto referência para outras universidades, demonstrando como a salvaguarda da MI pode contribuir para a criação de estratégias vinculadas ao desenvolvimento da instituição.

 

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Biografia do Autor

Samanta do Prado, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluído no ano de 2014. Atualmente, graduanda do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: memória social , memória científica, memória institucional, coleções históricas e patrimônio cultural

Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13560210 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 336112081

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2008). É Professora Associada no Departamento de Ciência da informação da UFSCar desde 2004. Atua como docente permanente no PPGCI e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). 

Luzia Sigoli Fernandes Costa, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Informação. Rodovia Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519472 Ramal: 9472 Fax: (16) 33518353

Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1979), mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (2010). 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Prado, S. do, Gracioso, L. de S., & Costa, L. S. F. (2019). O papel da memória institucional para a gestão universitária: contribuições para a consolidação da UMMA na UFSCar. Informação & Informação, 24(3), 409–432. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p409

Edição

Seção

Artigos