Da fundamentação ontológica à representação de processos clínicos: uma abordagem teórica

Elisângela Cristina Aganette, Livia Marangon Duffles Teixeira

Resumo


Introdução: Gerenciar problemas relativos à organização da informação independente da área de conhecimento é uma tarefa árdua e dispendiosa, uma vez que demandam conhecimentos específicos, metodologias apropriadas e ferramentas de suporte adequadas. Neste contexto, as ontologias e a modelagem de processos tem se destacado como soluções para gestão de tais problemas, aliadas, são uma alternativa para alcançar a interoperabilidade entre sistemas. Objetivo: Diante disso, o presente artigo busca apresentar uma fundamentação filosófica, ontológica e em gestão relativa a processos, além de evidenciar que os respectivos fundamentos são capazes de sustentar a necessidade de melhorias em modelagem de processos de negócios. Metodologia: Para tal, apresenta-se uma contextualização teórica sobre processos no âmbito filosófico, em gestão corporativa, em ontologias de domínio e finalmente, contextualiza o corpo teórico em gestão de processos clínicos. Resultados: Como resultado, o artigo evidencia o avanço do entendimento dos processos em diferentes âmbitos de aplicação. Com o avançar da pesquisa, espera-se que seja possível identificar nos processos em modelagem as suas características essenciais e sua adequada categorização. Assim, por meio das notações, os processos apresentarão subsídios para a representação da realidade e das diferentes entidades processuais a eles relacionadas. Esses subsídios poderão se configurar como uma metodologia de referência para a comparação de processos e validação do modelo. Conclusões: Os processos clínicos, objetivo final da pesquisa em andamento, se desenvolvem no contexto da saúde e se referem à rotina em clínicas, ambulatórios, hospitais ou até mesmo atividades administrativas. Esses processos são caracterizados pelo envolvimento com prestação de cuidados envolvendo vidas, onde o tempo é algo precioso para tomada de decisão. Espera-se que os desdobramentos proporcionados por este estudo sejam utilizados como fundamentação teórica para a utilização de ontologias orientadas a processos no ambiente clínico, contribuindo para o seu desenvolvimento no campo da Ciência da Informação.


Palavras-chave


Ontologias; Gestão de Processos de Negócios; Modelagem de Processos; Representação da Informação

Texto completo:

PDF

Referências


AAGESEN, G.; KROGSTIE, J. Análise e estrutura de processos de negócios utilizando BPMN. In: BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: gestão de processo de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.

AAGESEN, G.; KROGSTIE, J. BPM 2.0 for Modeling Business Process. In: Brocke, J. V.; Rosemann, M. Handbook on Business Process Management. 2. ed. Berlim/Heidelberg/Nova York: Springer-Verlag, 2015.

ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000:2015. Sistema de gestão da qualidade fundamentos e vocabulário, 2015.

AGANETTE, E. C. Representação do Conhecimento Biomédico: Uma Investigação Sobre a Teoria Da Terminologia e a Teoria da Ontologia Aplicada no Domínio do Sangue Humano. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

AGANETTE, E. C.; TEIXEIRA, L.M.D.; AGANETTE, K. J. P. Modelagem de processos em empresa do setor de saúde pública: I-CISMEP, um relato de caso. Ágora, v. 28, n. 56, 2018.

ALMEIDA, M. B. Essencialismo. Belo Horizonte: PPGGOC-ECI/UFMG, 2014.

ALMEIDA, M. B. Princípios ontológicos da organização da informação. Belo Horizonte: PPGGOC/UFMG, 2016. (Material didático)

ALMEIDA, M. B. Revisiting ontologies: a necessary clarification. Journal of the American Society of Information Science and Technology, v. 64, n. 8. p. 1682-1693, ago., 2013.

ALMEIDA, M. B. Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional. 2006. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.

BPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio: corpo comum de conhecimento (BPM CBOK®) versão 2.0 – terceira liberação em português. Chicago: ABPMP, 2009.

BRAUM, R.; BURWITZ, M.; SCHLIETER, H.; BENEDICT, M. Clinical processes from various angles: amplifying BPMN for integrated hospital management. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON BIOINFORMATICS AND BIOMEDICINE – BIBM, 2015, Washington, DC, USA. Anais [...]. Washington, DC, USA, 2015. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7359794. Acesso em: 17 nov. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n2p234

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional