Uma abordagem transdisciplinar do método “Análise de Redes Sociais”.

Autores

  • Débora de Carvalho Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Magali Rezende Gouvêa Meireles Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n2p84

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Conhecimento. Hibridação. Redes Sociais. Transdisciplinaridade.

Resumo

As práticas informacionais vêm sendo influenciadas pelo advento das novas tecnologias de informação e comunicação. As elaborações teóricas, muitas vezes, limitadas ao contexto científico, são absorvidas pela sociedade, que impõe, pela sua participação, modelos práticos, cada vez mais utilizados nas ciências sociais. O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades de aplicação de abordagens transdisciplinares na Ciência da Informação. Utilizando a reflexão que aborda a fundamentação da pergunta na Teoria do Conhecimento, são apresentadas as ferramentas de investigação utilizadas pelo método de Análise de Redes Sociais. Finalmente, análises são realizadas, valorizando cenários híbridos, compostos por autores de distintas especialidades, formalizando questões que poderão ser apropriadas por diferentes disciplinas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora de Carvalho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. Mestre em Extensão Rural pela UFV. Jornalista e pesquisadora do Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (Nemusad) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos.

Magali Rezende Gouvêa Meireles, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professora Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora Técnico-pedagógica da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Pereira, D. de C., & Meireles, M. R. G. (2009). Uma abordagem transdisciplinar do método “Análise de Redes Sociais”. Informação & Informação, 14(2), 84–99. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n2p84

Edição

Seção

Artigos