Avaliação da aplicação do método "análise de conteúdo" em pesquisa sobre processos de gestão da informação e do conhecimento como subsídios para a geração de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p326

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo, Análise Categoria, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Geração de Inovação

Resumo

Introdução: Relata a avaliação da aplicação do método ‘Análise de Conteúdo’, mais especificamente a técnica ‘Análise Categorial’ para a coleta e a análise de dados no desenvolvimento de uma pesquisa que enfocou os processos de gestão da informação e do conhecimento como subsídios para a geração da inovação em contexto empresarial. Objetivo: Demonstrar a pertinência da utilização do método qualitativo ‘Análise de Conteúdo’ aplicado no âmbito da área de Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente no campo da Ciência da Informação. Metodologia: Contempla a descrição do método, do universo e dos sujeitos pesquisados, a descrição da realização da coleta de dados e o processo de construção das categorias de análise. Resultados: A aplicação do método ‘Análise de Conteúdo’, especificamente a técnica ‘Análise Categorial’ possibilitou compreender em profundidade o tema investigado, mostrandose adequada aos objetivos iniciais propostos e ao tipo de investigação, resultando em uma análise consistente. Conclusões: No que tange à temática analisada, a instituição investigada carece de uma cultura informacional, uma vez que são percebidas ações isoladas de gestão da informação e gestão do conhecimento que, por sua vez, não estão inseridas em processos de gestão organizacionais institucionalizados e, assim, não exploram seu potencial. Evidenciou-se que algumas atividades de gestão da informação e gestão do conhecimento já são praticadas, percebendo-se quais precisam ser adotadas para que se implemente um modelo eficaz com foco na geração de inovação, fator determinante para a geração de inovação e que se revela como um contributo para a instituição.

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Biografia do Autor

Elaine da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil. Universidad de Salamanca (USAL) - Espanha.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília).  'Doutorado Sanduíche' desenvolvido junto ao Programa de Doutorado Formación en la Sociedad del Conocimiento pela Universidad de Salamanca (USAL) na Espanha.  Mestre em Ciência da Informação pela Unesp/Marília em 2013. Especialista em Gestão Empresarial (Univem/Marília) em 2005 e em Uso Estratégico das Tecnologias de Informação (Unesp/Marília) em 2000. Graduada em Biblioteconomia em 1996 (Unesp/Marília). Atualmente é docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional.

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

Silva, E. da, & Valentim, M. L. P. (2019). Avaliação da aplicação do método "análise de conteúdo" em pesquisa sobre processos de gestão da informação e do conhecimento como subsídios para a geração de inovação. Informação & Informação, 24(1), 326–355. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p326

Edição

Seção

Artigos