Métodos de análise de assunto em fotografias: estudo no âmbito do ensino da representação da informação

Autores

  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p532

Palavras-chave:

Fotografia, Análise de Assunto, Organização da Informação, Representação da Informação, Imagem

Resumo

Introdução: O documento fotográfico é considerado por seu valor histórico e por seus elementos próprios de realidade direta que são transmitidos pela sua sintaxe visual. Propõe-se a reflexão de como os métodos de análise de assunto em fotografias devem fazer parte da composição do ensino da representação nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Objetivo: É objetivo deste trabalho apresentar um panorama das principais orientações para a atribuição do valor do metadado de assunto no tratamento de fotografias, inserido ao âmbito do ensino na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Metodologia: O levantamento bibliográfico realizado abordou orientações acerca da representação de fotografias, subsidiando a natureza teórica, exploratória e qualitativa do trabalho. Resultados: Os resultados mostram que as características de assunto apresentam uma gama de possibilidades e que, mesmo assim, não retiram a subjetividade de uma imagem. Conclusões: Considera-se que a utilização dos instrumentos e orientações para o conteúdo aumenta a consistência dos metadados de assunto para os sistemas de localização, acesso, uso e reuso de fotografias, em bancos de dados, catálogos e outras formas de armazenamento imagético. 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Marília. Docente da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

Simionato, A. C. (2017). Métodos de análise de assunto em fotografias: estudo no âmbito do ensino da representação da informação. Informação & Informação, 22(2), 532–545. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p532

Edição

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Artigos