Informação, comunicação e inovação: gestão da informação para inovação em uma organização complexa.

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT
  • Lidiane dos Santos Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n2p1

Palavras-chave:

Inovação, Gestão da informação, Comunicação.

Resumo

Neste artigo discutem-se as relações entre informação, comunicação e inovação tecnológica na Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Faz-se uso de conceitos e de abordagens críticas da Ciência da Informação. Apresenta-se a discussão da relação entre informação e inovação. Discute-se, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, a colaboração nas organizações como condição para dinâmicas complexas que induzam, produzam e incorporem inovações. Discutem-se os pressupostos de uma gestão da inovação tecnológica. Os métodos de pesquisa usados incluem, além da pesquisa bibliográfica, o estudo na Fundação CERTI, com recuperação de documentos e entrevistas com questionário estruturado. Os resultados evidenciam a relevância da informação e da comunicação para colaboração e inovação. Conclui-se que a adequada gestão da informação e da comunicação pode contribuir para eficácia e inovação em organizações complexas, particularmente em institutos de pesquisa cientifica e tecnológica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT

Doutor em Administração na EAESP-FGV e Doutor em Ciência da Informação no IBICT/UFRJ. Pesquisador adjunto do IBICT.

Lidiane dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação na UFSC.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Lima, C. R. M. de, & Carvalho, L. dos S. (2009). Informação, comunicação e inovação: gestão da informação para inovação em uma organização complexa. Informação & Informação, 14(2), 1–20. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n2p1

Edição

Seção

Artigos