A Biblioteca Multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p520

Palavras-chave:

Biblioteca multinível, Identidade de biblioteca, Classificação de bibliotecas

Resumo

Introdução: Apresenta descrição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de uma biblioteca multinível do Estado da Paraíba. O presente artigo é fruto de pesquisa sobre o desenvolvimento de competências em informação realizada em nível de mestrado. Objetivo: Define e expõe a finalidade da biblioteca multinível, considerado um novo tipo de biblioteca que surge em 2008 juntamente com a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Metodologia: A pesquisa que originou este trabalho é delineada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de nível exploratório descritivo em que se utilizaram as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e organização de categorias para alcançar os objetivos traçados. Resultados: A descrição da biblioteca do IFPB Campus Sousa corrobora com o tipo de biblioteca multinível, sendo esta classificação a mais adequada para a identidade das bibliotecas no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Conclusão: Conclui que a biblioteca nos Institutos Federais de Educação é do tipo biblioteca multinível, por compreender que a biblioteca atende aos usuários de todos os diversos níveis de ensino supracitados e por defender que a definição da identidade de uma biblioteca dessa complexidade é relevante para inseri-la no campo científico com propriedade, e para nortear as discussões entre os bibliotecários que dela fazem parte quanto às práticas e à política adotadas para seus próprios serviços de informação.

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Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

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Publicado

2018-09-06

Como Citar

Almeida, J. L. S. de, & Freire, G. H. de A. (2018). A Biblioteca Multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade. Informação & Informação, 23(2), 520–537. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p520

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Artigos