Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua identificados em artigos científicos

Rodrigo Silva Peres, Nysia Oliveira de Sá

Resumo


Introdução: A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais. Objetivo: Identificar os tipos de interações que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook, entre bibliotecários e usuários, para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Metodologia: Com abordagem mista, artigos científicos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e, também, em relação à procedência geográfica dos campos empíricos. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados. Resultados: Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação às ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada. Conclusões: As unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos.


Palavras-chave


Web 2.0; Interatividade; Unidades de Informação; Sites de Redes Sociais; Blogs

Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, L. Impossível não estar no Facebook!: o nascimento das bibliotecas portuguesas na rede social. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, Lisboa, v. 1, p. 14-26, 2011. Disponível em: http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/737. Acesso em: 24 mar. 2016.

ARAÚJO, P. C. O blog “na era da informação” como ferramenta de compartilhamento de informação, conhecimento e para a promoção profissional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 201-213 jan./jun., 2010. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/676/pdf_26. Acesso em: 20 fev. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n2p263

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional