A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento

Autores

  • Tatiana Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Wanessa Caroline da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias De Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Bernardete Martins Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberta Moraes de Bem Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p535

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.

Resumo


A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação, Bibliotecária da Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

Wanessa Caroline da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Gestão Pública, Bibliotecária, atuante na Biblioteca do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina

Marli Dias De Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em  Engenharia de Produção, Mestre em Administração, Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Bernardete Martins Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecária da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina

Roberta Moraes de Bem, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Bibliotecária, Diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Rossi, T., Silva, W. C. da, Pinto, M. D. D. S., Alves, M. B. M., & Bem, R. M. de. (2017). A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento. Informação & Informação, 22(3), 535–555. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p535

Edição

Seção

Relatos de Experiência