Competência em Informação no Ensino Superior: reflexões sobre uma experiência brasileira

Autores

  • Celia Revilandia Costa Seabra Universidade de Brasilia (UnB), Programa de Pos graduacao em Ciencia da Informacao
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasilia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p452

Palavras-chave:

Competência em Informação. Ensino Superior. UnB

Resumo

Este artigo discute aspectos pedagógicos da implantação de projetos de Competência em Informação no ensino superior observando a experiência da Universidade de Brasilia (UnB) no período letivo de 2014. Para isso aborda-se os conceitos norteadores que influenciaram as práticas avaliativas desenvolvidas e aplicadas ao longo do processo, a partir de dados coletados em observações participantes e aplicação de questionários a professores e estudantes. Para subsidiar esta prática analisa-se exemplos de Competência em Informação aplicadas no ensino superior do contexto americano. Embora os contextos americanos e brasileiros tenham desenvolvimentos diferenciados no que tange a aplicação de projetos de Competência em Informação no ensino superior, os desafios são similares e as estratégias de superação apontam para as mesmas direções: problemas na educação básica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celia Revilandia Costa Seabra, Universidade de Brasilia (UnB), Programa de Pos graduacao em Ciencia da Informacao

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008). Tem experiência na área de Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: informacao, alfabetizacao, escola, comunidade, mídia e educomunicacao.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasilia - UnB

Professora Associada e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atua na área de editoração, formação de acervos e competência informacional. É professora Associada. Exerce, desde 2010, a direção da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, sendo membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Superior da UnB (CONSUNI). É professora na Faculdade de Ciência da Informação, na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional sob a responsabilidade editorial da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Departamento de Documentación da Universidad Carlos III de Madrid - Espanha. Coopera também na série Tempus e Tempus Actas. É parecerista em várias revistas da área de Ciência da Informação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva, competência em Informação e inclusão digital. É representante da Universidade de Brasília no convênio com a Universidad Complutense de Madrid (UCM), onde mantém contato com pesquisadores nos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação da UCM. É líder do grupo de Pesquisa ?Competência Informacional? certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia(MCT).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Costa Seabra, C. R., & Simeão, E. L. M. S. (2019). Competência em Informação no Ensino Superior: reflexões sobre uma experiência brasileira. Informação & Informação, 24(3), 452–469. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p452

Edição

Seção

Relatos de Experiência