Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p68

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Altmetria, Atenção Online, Colégios Virtuais.

Resumo

Introdução: As trocas informacionais em torno da atividade de comunicação científica têm se tornado cada vez mais dinâmicas no ciberespaço, modificando a prática dos cientistas e ampliando o alcance dos resultados de pesquisa que atinge uma atenção online cada vez mais expressiva entre grupos distintos.
Objetivo
: Analisar se os dados altmétricos de atenção online apontam a existência de “colégios virtuais” – compostos por pessoas de dentro e de fora da comunidade científica – sobre o tema científico sendo compartilhado e comentado nas mídias sociais.
Metodologia
: Estudo piloto, caracterizado como exploratório, tendo como foco de análise a repercussão do artigo de acesso aberto com o maior indicador altmétrico (n=2.728) para o ano de 2015, segundo divulgado pela Altmetric.com em seu ranking “Top 100”. A qualificação da atenção online é descrita pelas mídias mais expressivas (Twitter e Facebook) em uma amostra randômica (n=10%) para a qual se procedeu a análise de conteúdo e para caracterização do perfil dos grupos sociais que interagiram e a categorização dos tipos de conteúdos de interação.
Resultado
: A forma mais comum de disseminação observada foi o de compartilhamento e repasse para o Twitter (62%) e Facebook (45%), seguido das categorias “conclusivo” (16% e 25%) e argumentativo (15% e 9,6%). O perfil dos usuários responsáveis pela circulação do artigo indica se tratar de especialistas da área da saúde.
Conclusão
: Embora a altmetria proponha uma avaliação de impacto mais social e democrático da pesquisa científica os colégios virtuais caracterizados indicam um público especializado e o debate e circulação da informação científica sobre o artigo analisado se concentra na comunidade científica.

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Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Alagoas.

Ariadne Chloe Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Araujo, R. F. de, & Furnival, A. C. M. (2016). Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação, 21(2), 68–89. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p68

Edição

Seção

Artigos