Análise do processo de gestão da informação nos projetos artístico-culturais desenvolvidos pelo Centro Cultural Piollin

Autores

  • Bruno de Araújo Ribeiro Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0001-5346-0826

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p258

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Gestão da Informação, Organizações Não Governamentais.

Resumo

Introdução: A Ciência da Informação é o campo teórico que estuda a ação mediadora entre informação e conhecimento, trabalhando a informação enquanto objeto que tem a potencialidade de gerar conhecimento no indivíduo e para a sua realidade. Neste sentido, a informação pode se estender ao conjunto de elementos que compõem um processo de gestão, de modo a ordenar, coordenar e distribuir correta, política e socialmente a informação, realidade que se estende também ao contexto das Organizações do Terceiro Setor.
Objetivo
: Este trabalho teve como objetivo analisar as ações que compõem o processo de Gestão da Informação adotadas na implementação das oficinas artísticas desenvolvidas pela Organização Não Governamental Centro Cultural Piollin.
Metodologia
: Esta investigação foi orientada sob uma abordagem quantiqualitativa, caracterizada como uma pesquisa exploratória, aplicada e descritiva, além do uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo para a coleta dos dados. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para todas as categorias de público, analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (1979).
Resultados
: Os resultados revelam que a ausência de uma gestão que contemple a informação como um elemento estratégico e transformador provoca carências e lacunas que podem influenciar no resultado almejado pelas oficinas, contribuindo para reduzir os benefícios que poderiam trazer aos educandos, sendo que o maior deles é o de fazer uso de expressões artísticas como forma de educar para a cidadania.
Conclusão
: Torna-se extremamente necessário ao Piollin envidar esforços no sentido de elevar a gestão da informação a um patamar estratégico, capaz de combater as carências e lacunas existentes em matéria de informação, auxiliando na consecução dos objetivos tão almejados pelas oficinas e pelo Centro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno de Araújo Ribeiro, Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade Maurício de Nassau.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidad de Murcia. Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARRETO, A. A Questão da Informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 1-7, 1994.

CHOO, C. W. A. Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

DAL GALLO, F. A renovação do circo e o circo social. In: REPERTÓRIO: Teatro & Dança. Salvador: [s. n.], 2010. p. 25-29, Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/558. Acesso em: 25 fev. 2016.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

GIL, A. C. Como preparar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOBASHI, N. Y.; TÁLAMO, M. G. M. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, n. 15, p. 7-21, 2003.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

MIRANDA, S. V. A gestão da informação e modelagem de processos. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 61, n. 1, p. 97-112, 2010.

SAYÃO, L. F. Modelos teóricos em Ciência da Informação: abstração e método científico. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 82-91, 2001.

Downloads

Publicado

2017-04-14

Como Citar

Ribeiro, B. de A., & Pinho Neto, J. A. S. de. (2017). Análise do processo de gestão da informação nos projetos artístico-culturais desenvolvidos pelo Centro Cultural Piollin. Informação & Informação, 21(3), 258–285. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p258

Edição

Seção

Artigos