Serviço de Referência virtual via chat: uma análise comparativa de softwares para soluções de chat

Natalia Nakano, Maria José Vicentini Jorente, Mariana Cantisani Padua

Resumo


Introdução: Por volta de 2000, as TIC possibilitaram às bibliotecas universitárias a disponibilização do Serviço de Referência Virtual (SRV), um serviço mediado por software para a interação via chat entre o bibliotecário e os sujeitos em busca de informações de acervos ou de serviços das bibliotecas. Objetivo: O objetivo da pesquisa que fundamenta este artigo foi comparar os softwares utilizados por instituições diversas para disponibilizar o SRV. Metodologia: As metodologias para a avaliação e construção teórica que subsidiaram este artigo consistiram-se da combinação de um aporte feito a partir da literatura produzida nacional e internacionalmente sobre o assunto, somado à pesquisa exploratória realizada em ambientes digitais para a análise do design dos software de chat,  adicionadas à observação participante. Resultados: Os resultados apresentam e comparam os recursos e características dos softwares analisados. Conclusões: As conclusões deste estudo apontam para decisões contextuais das instituições e de seus profissionais da informação, de acordo com necessidades e perfis específicos dos sujeitos que interagem com a informação nos ambientes tradicionais e digito-virtuais delineados por parâmetros únicos em cada instituição.

 


Palavras-chave


Informação e Tecnologia; Design da Informação; Serviço de Referência Virtual (SRV); Complexidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p124

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