Colégio invisível, revisão pelos pares e normalização documentária na revista do instituto histórico e geográfico de São Paulo

Carlos Roberto Massao Hayashi, Camila Carneiro Dias Rigolin, Vera Aparecida Lui Guimarães, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo


Introdução: O artigo aborda a revisão pelos pares, o funcionamento do colégio invisível, o processo editorial (impressão, tiragem, periodicidade, distribuição) e a normalização documentária de um periódico que possui 121 anos de existência: a Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (RIHGSP). Objetivo: Analisar aspectos da comunicação científica, da editoração e da normalização documentária da RIHGSP.  Metodologia: Ancorado na perspectiva teórica da Ciência da Informação e da Sociologia da Ciência, o corpus analisado foi composto por 33 artigos publicados na RIHGSP entre 1895 e 2004. Resultados: O estudo permite compreender como os editores e autores – que faziam parte da intelectualidade paulista e brasileira – e publicavam seus artigos na RIHGSP integravam parte de um colégio invisível no campo dos estudos históricos. Conclusões: Os resultados obtidos podem iluminar futuros estudos sobre periódicos congêneres em busca de semelhanças ou diferenças com relação a esses aspectos.


Palavras-chave


Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; Colégio Invisível; Revisão Pelos Pares; Comunicação Científica

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