Colégio invisível, revisão pelos pares e normalização documentária na revista do instituto histórico e geográfico de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p05

Palavras-chave:

Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Colégio Invisível, Revisão Pelos Pares, Comunicação Científica.

Resumo

Introdução: O artigo aborda a revisão pelos pares, o funcionamento do colégio invisível, o processo editorial (impressão, tiragem, periodicidade, distribuição) e a normalização documentária de um periódico que possui 121 anos de existência: a Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (RIHGSP).
Objetivo: Analisar aspectos da comunicação científica, da editoração e da normalização documentária da RIHGSP.
Metodologia: Ancorado na perspectiva teórica da Ciência da Informação e da Sociologia da Ciência, o corpus analisado foi composto por 33 artigos publicados na RIHGSP entre 1895 e 2004.
Resultados: O estudo permite compreender como os editores e autores – que faziam parte da intelectualidade paulista e brasileira – e publicavam seus artigos na RIHGSP integravam parte de um colégio invisível no campo dos estudos históricos.
Conclusões: Os resultados obtidos podem iluminar futuros estudos sobre periódicos congêneres em busca de semelhanças ou diferenças com relação a esses aspectos.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Universidade Federal de São Carlos.

Camila Carneiro Dias Rigolin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal de São Carlos. 

Vera Aparecida Lui Guimarães, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bibliotecária da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2017-04-14

Como Citar

Hayashi, C. R. M., Rigolin, C. C. D., Guimarães, V. A. L., & Hayashi, M. C. P. I. (2017). Colégio invisível, revisão pelos pares e normalização documentária na revista do instituto histórico e geográfico de São Paulo. Informação & Informação, 21(3), 05–33. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p05

Edição

Seção

Artigos