Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p424

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Formação profissional, Competências profissionais, Interdisciplinaridade

Resumo

Introdução: Desde a publicação do Manifesto, no ano de 1999, e das Diretrizes para Bibliotecas Escolares, em 2005, ambos da IFLA/UNESCO, o bibliotecário passa a ocupar uma posição primordial no processo educativo da escola. Dessa forma, o bibliotecário deve dispor de suas habilidades e competências informativas ao aprendizado do aluno, no processo de aprender a aprender e de transformar a informação em conhecimento. Objetivo: Fomentar a reflexão sobre a singularidade pedagógica da BE e o perfil atual do bibliotecário no atendimento dessas especificidades. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e análise comparativa de documentos norteadores da formação de bibliotecários e Bibliotecas Escolares. Resultados: Discussão sobre as funções pedagógicas da Biblioteca Escolar e do bibliotecário dentro da instituição de ensino e a interdisciplinaridade entre as áreas da Ciência da Informação e Educação. Conclusões: Aponta a interdisciplinaridade como possibilidade eficiente na formação dos profissionais de educação e da biblioteconomia para se efetivar o papel da Biblioteca Escolar. Por meio de um programa pedagógico dialógico entre educadores e bibliotecários, a biblioteca atua como espaço de informação e conhecimento, promovendo o desenvolvimento educacional dos seus usuários.

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Biografia do Autor

Sabrina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduanda do Curso de Bblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Martins, S., & Karpinski, C. (2018). Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares. Informação & Informação, 23(1), 424–449. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p424

Edição

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Artigos