Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de Ciência da Informação

Valdir Jose Morigi, Thainá Ribeiro Loureiro, Luis Fernando Herbert Massoni

Resumo


Introdução: As Histórias em Quadrinhos (HQs) são úteis no incentivo à leitura, além de possuírem um potencial enquanto ferramenta de alfabetização. O presente artigo realiza o mapeamento bibliográfico nos estudos da Ciência da Informação, para demonstrar o desenvolvimento das HQs nesta área.

Objetivo: mapear os estudos sobre Histórias em Quadrinhos realizados na Ciência da Informação, mostrando os seus usos e as apropriações no processo de disseminação dos resultados coletados nesta pesquisa.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa-quantitativa.

Resultados: As HQs são tema de pesquisa na Ciência na Informação sob a perspectiva da disseminação e interpretação da informação. O seu uso auxilia no aprendizado dos usuários e os estudiosos evidenciam seus benefícios. Os estudos destacam que as HQs propiciam um esforço mental, pois os recursos visuais também permitem a aprendizagem. Os estudos também demonstraram que elas podem ser utilizadas para a pesquisa, em que são salientados os conhecimentos adquiridos na leitura de quadrinhos, ou seja, o conhecimento sem fundamentação científica.

Conclusões: Conclui que alguns estudos da Ciência da Informação determinam com quais finalidades as HQs são apropriadas por usuários.


Palavras-chave


Histórias em quadrinhos; Mapeamento bibliográfico; Ciência da Informação;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p59



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional