Interfaces como metacomunicação: contribuição da engenharia semiótica na representação no ciberespaço

Miriam Cristina Fava Santos, Silvana Drumond Monteiro

Resumo


Introdução: O ciberespaço com suas características interativas trouxe novos desafios para a representação do conhecimento, devido as mudanças tecnológicas, o protagonismo dos sujeitos em ambientes de informação digital e a experiência que esses ambientes podem fornecer. A interação no ciberespaço pode ser vista como um processo de indicações recíprocas, em que o designer deve indicar como outra pessoa pode agir. Nesse processo, o sujeito informacional não é um agente passivo, ele é chamado à interpretação. A metacomunicação leva o designer a se preocupar em prever as necessidades levando em conta a visão de quem esse sujeito é, o que ele busca na Interface e por meio dela. 

Objetivo: 1) Analisar as Interfaces como Metacomunicação do designer no ciberespaço.  2) Identificar a contribuição da Engenharia Semiótica para o designer no processo de significação e representação nas interfaces.

Metodologia: Para efetuar a Análise Documental, utilizou-se a técnica de análise categorial, ou seja, um desmembramento dos signos estáticos, dinâmicos e metalinguísticos da Teoria da Engenharia Semiótica, comparando-os com a divisão triádica dos signos de Peirce (ícone, índice e símbolo) no corpus selecionado: sites da Biblioteca Nacional da Austrália e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Resultados: Percebeu-se uma maior preocupação do designer da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para a metacomunicação, pois o designer criou mais rotas e indicações para caminhos que antecipavam as possíveis intenções dos sujeitos informacionais na busca pelo conhecimento.

 Conclusões: A Teoria da Engenharia Semiótica contribui com a Ciência da Informação na busca por representar melhor o conteúdo ao trazer o conceito da Interface como Metacomunicação do designer para o sujeito informacional que navega no ciberespaço, ambos mentes interpretadoras e produtoras de conhecimento.


Palavras-chave


Representação do Conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p80



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional