Metodologia para Análise de Conteúdo Qualitativa integrada à técnica de Mapas Mentais com o uso dos softwares Nvivo e FreeMind

José Leonardo Oliveira Lima, Miriam Paula Manini

Resumo


Introdução: Em uma pesquisa, não basta escolher os instrumentos, recursos e procedimentos. É importante compreender o método, para além da técnica, e a sua relação com a filosofia, epistemologia e metodologia.

Objetivo: Apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre a Pesquisa Qualitativa na Ciência da Informação e sobre o processo de Análise de Conteúdo Qualitativa (ACQ) no campo de Estudos de Usuários e demonstrar um percurso empreendido de ACQ integrado à técnica dos Mapas Mentais para o desenvolvimento de categorias e indicadores, com a utilização de softwares de apoio à Análise de Dados Qualitativa (QDAS) e de desenho de Mapas Mentais.

Metodologia: A pesquisa foi descritiva, metodológica, bibliográfica e de campo, tendo como instrumento as entrevistas abertas, que foram processadas utilizando a ACQ e a técnica dos Mapas Metais, com o apoio do QDAS Nvivo e do Software FreeMind de desenho de mapas mentais.

Resultados: Demonstra-se aspectos da teoria da pesquisa qualitativa e da ACQ e um percurso metodológico de ACQ usando as técnicas e softwares mencionados, de forma integrada.

Conclusões: Nas pesquisas qualitativas, o referencial teórico sugere a necessidade de mais diálogo da Ciência da Informação com outras disciplinas. O processo de ACQ, com o uso do QDAS, explicitou um percurso viável que pode servir de referência para outras investigações. Evidenciou-se a contribuição da técnica e do software de desenho de  Mapas Mentais, no desenvolvimento das categorias e indicadores da ACQ

Palavras-chave


Métodos de pesquisa; Análise de Conteúdo; Análise Qualitativa; Estudos de Usuários; Programas de computador

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p63



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional