A posição da bibliografia na epistemologia de Peignot no setecentos

Autores

  • Gustavo Silva Saldanha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p143

Palavras-chave:

Bibliografia. Bibliologia. Gabriel Peignot. Bibliógrafos. Epistemologia.

Resumo

Introdução: A partir da perspectiva de uma epistemologia histórica, a reflexão, de fundo filosófico, propõe uma discussão sobre a construção do pensamento peignotiano em direção à seara bibliográfica.

Objetivo: O objetivo geral é contextualizar o pensamento de Gabriel Peignot, bibliófilo, bibliotecário e bibliólogo, na construção, no século XVIII, de uma visão sobre a relevância histórico-política e científica da Bibliografia no contexto de revoluções contemporâneas à sua formalização.

Metodologia: O estudo se concentra na análise conceitual da obra Dictionnaire Raisonné de Bibliologie, publicada em 1802 e aqui compreendida como um dos pioneiros discursos epistêmicos gerais de tentativa de afirmação de um campo científico orientado às práticas de preservação, organização e disseminação dos saberes registrados.

Resultados: A reflexão conduz ao debate sobre a figura sócio-histórica de Peignot em seu tempo e sobre o discurso de construção epistemológica do campo da organização dos saberes entre as noções de Bibliografia e Bibliologia.

Conclusões: Desdobra-se como observações conclusivas a amplitude da bibliografia, das bibliografias e dos bibliógrafos no plano sistemático-epistêmico de Gabriel Peignot tecido ao longo do século XVIII e produzido para o século seguinte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Silva Saldanha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Saldanha, G. S. (2015). A posição da bibliografia na epistemologia de Peignot no setecentos. Informação & Informação, 20(2), 143–167. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p143

Edição

Seção

Artigos