Pioneirismo bibliográfico em um polímeta do séc. XVI: Conrad Gesner

Autores

  • André Vieira de Freitas Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p118

Palavras-chave:

Bibliografia - história e teoria. Bibliógrafos - história. Bibliotheca Universalis - Séc. XVI. Conrad Gesner - 1516-1565. Cultura bibliográfica.

Resumo

Introdução: A Bibliografia é uma disciplina constituída por interfaces teóricas e práticas que, desde sua origem, têm fundamentado o tratamento documental. Possui uma longa história, cuja eminência está nas contribuições do cientista, erudito e bibliógrafo suíço, Conrad Gesner (1516-1565), e na sua obra Bibliotheca Universalis.

Objetivo: 1) identificar as interfaces da Bibliografia, em particular a bibliotecária e material; 2) recuperar elementos constitutivos da cultura bibliográfica; 3) delinear o perfil biobibliográfico de Conrad Gesner; 4) identificar, de forma sumária, aspectos bibliográficos de Bibliotheca Universalis, do ponto de vista descritivo e semântico e 5) discutir seu sentido como dispositivo de mediação e memória bibliográfica.

Metodologia: Revisão de literatura a partir da perspectiva histórica.

Resultados: Gesner é um dos mais notáveis cientistas do período moderno, além de ser considerado o “pai da Bibliografia” e fundador da disciplina bibliográfica. Com Bibliotheca Universalis, delineou as práticas bibliográficas da Europa Moderna.

Conclusões: Bibliotheca Universalis é mais do que um produto cultural e documentário: arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes. Tais aspectos não só contribuem à configuração histórica e conceitual da Bibliografia enquanto disciplina, mas, sobretudo, evidenciam o pioneirismo bibliográfico do polímeta do Séc. XVI.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Vieira de Freitas Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA-USP). Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Araújo, A. V. de F. (2015). Pioneirismo bibliográfico em um polímeta do séc. XVI: Conrad Gesner. Informação & Informação, 20(2), 118–142. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p118

Edição

Seção

Artigos