Ética em pesquisa com seres humanos na web: o caso da Plataforma Brasil

Nelma Camelo Araujo, Deise Juliana Francisco

Resumo


Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, possibilitam a aproximação entre diferentes pessoas, organizações e instituições de pesquisa. Nesse cenário e visando auxiliar o pesquisador das instituições de pesquisa no Brasil foi implantado o Sistema de Informação na web via Conselho Nacional de Saúde denominado Plataforma Brasil, que será discutido ao longo desse artigo.

Objetivo: Essa discussão visa despertar o pesquisador de qualquer área do conhecimento não apenas da área da saúde, da importância no uso da Plataforma quando da apresentação de seus projetos de pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa de suas instituições de origem.

Metodologia: O artigo foi desenvolvido partindo da experiência das autoras enquanto representantes de Comitê de Ética em Pesquisa e suas percepções quanto as dificuldades encontradas por pesquisadores no uso da Plataforma Brasil.

Resultados: A partir da apresentação do sistema Plataforma Brasil, pretende-se problematizar o processo de análise ética de protocolos de pesquisa no Brasil.

Conclusão: Apontam-se pontos positivos e negativos da informatização do sistema Comissão de Ética em Pesquisa e Conselho Nacional em Pesquisa – CEP/CONEP.


Palavras-chave


Ética em Pesquisa. Plataforma Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p361



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional