Análise de Redes Sociais no processo de mediação em rede de coautoria: avaliação das dinâmicas de colaboração docente

Autores

  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba- UFPB https://orcid.org/0000-0001-6576-0017
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • André Luiz Dias de França Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0002-8278-3664
  • Liliane Braga Rolim Holanda de Souza Universidade Estadual da Paraíba - UFPB
  • Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p417

Palavras-chave:

Rede de Co-autoria, Colaboração científica, Análise de redes sociais

Resumo

Introdução: As redes de coautorias de produção científica nos programas de pós-graduação evidenciam as colaborações científicas existentes entre seus membros, sendo assim, o estudo destas redes por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) ao apresentar sua estrutura e dinâmica, contribuem para realinhar e otimizar os esforços de pesquisa. Objetivo: Analisa a colaboração científica por meio das redes de coautoria formada entre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Metodologia: Utiliza o método da Análise de Redes Sociais (ARS). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo. O universo constitui-se das produções científicas docentes do PPGCI/UFPB referentes ao triênio 2011-2013, declaradas em seus Currículos Lattes. Resultados: A rede delineada apresentou baixa densidade. Verificou-se que existe o destaque de alguns atores no que diz respeito a coautoria, conforme indicado pelas métricas obtidas. Conclusão: Os resultados encontrados fornecem subsídios para a melhoria do programa de pós-graduação estudado.

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Biografia do Autor

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Doutor em Ciências da Comunicação /Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

André Luiz Dias de França, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Liliane Braga Rolim Holanda de Souza, Universidade Estadual da Paraíba - UFPB

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. 

Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. 

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Dias, G. A., Silva, A. K. A. da, França, A. L. D. de, Souza, L. B. R. H. de, & Silva, A. C. de B. M. (2018). Análise de Redes Sociais no processo de mediação em rede de coautoria: avaliação das dinâmicas de colaboração docente. Informação & Informação, 23(3), 417–437. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p417

Edição

Seção

Artigos