Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional

Autores

  • Kelly Cristina Wilhelm De Toni Universidade de Brasília - UnB
  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Universidade de Brasília - UnB https://orcid.org/0000-0002-8920-0150

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Inteligência Organizacional, Educação Corporativa e Inteligência Organizacional.

Resumo

Introdução: Para enfrentar os desafios da competitividade e alcançar as condições para geração de inovação é preciso assegurar-se que a força de trabalho se mantenha altamente qualificada. Nesse contexto, a educação corporativa surge como uma alternativa.
Objetivo
: Propor um método para analisar a relação entre as abordagens de processo da Inteligência Organizacional e Educação Corporativa.
Metodologia
: Construção teórica realizada com base na revisão de literatura. E construção de uma abordagem metodológica ligada ao problema desta pesquisa.
Resultados
: Identificação de um conjunto de elementos comuns entre as abordagens: a “Captura” e “Compartilhamento” de conhecimentos e experiências, o “Significado” compartilhado e a “Cultura” de aprendizado individual e organizacional.
Conclusões
: Existe uma verdadeira conexão entre as abordagens do estudo. O método proposto pode ser percebido como um instrumento para explicar e avaliar o processo de educação nas corporações pela perspectiva da inteligência organizacional.

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Wilhelm De Toni, Universidade de Brasília - UnB

Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília.

Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutoranda em Ciências Exatas e da Terra pela Universitat Jaume I. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade de Brasília.

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Publicado

2017-04-14

Como Citar

Toni, K. C. W. D., & Alvares, L. M. A. de R. (2017). Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional. Informação & Informação, 21(3), 228–257. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228

Edição

Seção

Artigos