Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional

Kelly Cristina Wilhelm De Toni, Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Resumo


Introdução: Para enfrentar os desafios da competitividade e alcançar as condições para geração de inovação é preciso assegurar-se que a força de trabalho se mantenha altamente qualificada. Nesse contexto, a educação corporativa surge como uma alternativa.

Objetivo: Propor um método para analisar a relação entre as abordagens de processo da Inteligência Organizacional e Educação Corporativa.

Metodologia: Construção teórica realizada com base na revisão de literatura. E construção de uma abordagem metodológica ligada ao problema desta pesquisa.

Resultados: Identificação de um conjunto de elementos comuns entre as abordagens: a “Captura” e “Compartilhamento” de conhecimentos e experiências, o “Significado” compartilhado e a “Cultura” de aprendizado individual e organizacional.

Conclusões: Existe uma verdadeira conexão entre as abordagens do estudo. O método proposto pode ser percebido como um instrumento para explicar e avaliar o processo de educação nas corporações pela perspectiva da inteligência organizacional.


Palavras-chave


Educação Corporativa. Inteligência Organizacional. Educação Corporativa e Inteligência Organizacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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