A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação

Autores

  • Franciele Marques Redigolo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação– UNESP/Marília Departamento de Información y Documentación - Universidad de Murcia - Murcia/Espanha
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p356

Palavras-chave:

Leitura técnica, Mediação da informação, Representação da Informação.

Resumo

Introdução: A leitura técnica é pautada por objetivos profissionais e por ser subjetiva pode sofrer muitas interferências pelo profissional da informação ou mediador da informação, como por seu conhecimento prévio e de mundo, estratégias cognitivas e metacognitivas, conhecimento de estruturas e tipos textuais e suas características.

Objetivo: Esta comunicação objetivou argumentar a leitura profissional, primeira fase da análise de assunto na catalogação, como mediadora da informação, possibilitando o acesso dos usuários aos documentos através das representações de assunto.

Metodologia: Discussão teórica sobre a leitura profissional e a influência da ação mediadora do profissional da informação.

Resultados: Discutiu-se a leitura profissional como sendo uma ação mediadora para a representação de conteúdo tanto para a catalogação, indexação, elaboração de resumos e classificação. Nesse sentido, a leitura profissional do catalogador caracterizou-se como mediação implícita ao passo que é a partir dela que se inicia a representação da informação e que pode sofrer influências na tomada de decisão do profissional, principalmente quando a atividade torna-se um hábito, onde não há mais reflexão sobre os fazeres.

Conclusão: Deste modo, destaca-se que a finalidade da leitura não termina em si mesma, pois seu propósito encontra-se na representação mediada e quanto mais precisa, mais concreta será a recuperação da informação pelos usuários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franciele Marques Redigolo, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação– UNESP/Marília Departamento de Información y Documentación - Universidad de Murcia - Murcia/Espanha

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Redigolo, F. M., & Fujita, M. S. L. (2015). A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação. Informação & Informação, 20(3), 356–376. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p356

Edição

Seção

Artigos