A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação

Franciele Marques Redigolo, Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


Introdução: A leitura técnica é pautada por objetivos profissionais e por ser subjetiva pode sofrer muitas interferências pelo profissional da informação ou mediador da informação, como por seu conhecimento prévio e de mundo, estratégias cognitivas e metacognitivas, conhecimento de estruturas e tipos textuais e suas características.

Objetivo: Esta comunicação objetivou argumentar a leitura profissional, primeira fase da análise de assunto na catalogação, como mediadora da informação, possibilitando o acesso dos usuários aos documentos através das representações de assunto.

Metodologia: Discussão teórica sobre a leitura profissional e a influência da ação mediadora do profissional da informação.

Resultados: Discutiu-se a leitura profissional como sendo uma ação mediadora para a representação de conteúdo tanto para a catalogação, indexação, elaboração de resumos e classificação. Nesse sentido, a leitura profissional do catalogador caracterizou-se como mediação implícita ao passo que é a partir dela que se inicia a representação da informação e que pode sofrer influências na tomada de decisão do profissional, principalmente quando a atividade torna-se um hábito, onde não há mais reflexão sobre os fazeres.

Conclusão: Deste modo, destaca-se que a finalidade da leitura não termina em si mesma, pois seu propósito encontra-se na representação mediada e quanto mais precisa, mais concreta será a recuperação da informação pelos usuários.


Palavras-chave


Leitura técnica; Mediação da informação; Representação da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p356

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional