Gestão de teses e dissertações eletrônicas no Brasil: sobre bibliotecas digitais de teses e dissertações e repositórios institucionais

Autores

  • Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília
  • Tainá Batista de Assis Universidade de Brasília
  • Bianca Amaro de Melo IBICT

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p529

Palavras-chave:

teses e dissertações, teses e dissertações eletrônicas, BDTD, bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, RI, acesso aberto.

Resumo

Introdução: Apresenta análise sobre a gestão das teses e dissertações eletrônicas no contexto brasileiro. Os dilemas da coexistência de bibliotecas digitais de teses e dissertações e repositórios institucionais e suas implicações são discutidos e possíveis caminhos a serem considerados por atores responsáveis por sua gestão em nível institucional e nacional são propostos.

Objetivo: O objetivo do artigo é apresentar e analisar implicações decorrentes da existência concomitante das bibliotecas digitais de teses e dissertações e RI como sistemas de gestão de teses e dissertações e, além disso, propor e discutir alternativas de solução aos problemas enfrentados por atores responsáveis por sua gestão em nível institucional e nacional.

Metodologia: Dados sobre o estado dos sistemas de gestão de teses e dissertações foram obtidos junto IBICT. A análise permitiu agrupar as instituições brasileiras em três grandes categorias que representam a situação atual da gestão de teses e dissertações no Brasil.

Resultados: Obtiveram-se as configurações de três grandes cenários e suas implicações institucionais e nacional para a gestão de teses e dissertações. Dessas configurações foram elencadas alternativas de soluções para os problemas identificados.

Conclusões: Entre as conclusões, destacam-se: a continuidade da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT (BDTD) não implica, necessariamente, na continuidade das bibliotecas digitais de teses e dissertações. O investimento nos repositórios institucionais não significa o fim da BDTD; parte das universidades e instituições de pesquisa brasileiras não gozam de condições que as permitam manter efetivamente os dois sistemas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando César Lima Leite, Universidade de Brasília

Graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação. Doutor em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos.

Tainá Batista de Assis, Universidade de Brasília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora de Atendimento à Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Bianca Amaro de Melo, IBICT

Doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha). Coordenadora da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Leite, F. C. L., Assis, T. B. de, & Melo, B. A. de. (2015). Gestão de teses e dissertações eletrônicas no Brasil: sobre bibliotecas digitais de teses e dissertações e repositórios institucionais. Informação & Informação, 20(3), 529–543. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p529

Edição

Seção

Pontos de Vista