Redes de inovação tecnológica: o desafio do conhecimento e do aprendizado para o desenvolvimento sustentável

Autores

  • Rose Marie Santini Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p542

Palavras-chave:

Inovação, Conhecimento, Aprendizado, Políticas de Inovação

Resumo

Introdução: A inovação é considerada atualmente como um dos principais motores do crescimento econômico mundial. Compreende-se, sob esse ponto de vista, que os avanços resultantes de processos inovativos são fator básico na formação dos padrões de transformação da economia e seu desenvolvimento sustentável.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é discutir o valor da informação, do conhecimento e do aprendizado na inovação tecnológica e organizacional.

Metodologia: A partir de uma revisão de literatura, que privilegia um ponto de vista neo-schumpeteriano sobre o assunto, traçamos o atual contexto sócio-técnico-econômico da sociedade da informação para analisar a importância da produção, disseminação e uso do conhecimento e do aprendizado nos novos arranjos e processos produtivos inovadores.

Resultados: A aquisição de novas habilidades e conhecimentos é fator chave para o processo inovativo, que ocorre somente na presença de estímulos à formação de redes de conhecimento composta por diferentes agentes. Este aspecto enfatiza o papel do Estado na coordenação e manutenção de políticas industriais e econômicas de longo prazo.

Conclusões: Os sistemas nacionais de inovação constituem uma rede de relacionamento necessária para a inovação das firmas. As políticas de inovação são cruciais para a intensificação da competitividade de um país, região ou empresa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rose Marie Santini, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Métodos e Áreas Conexas. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio ECO-UFRJ/IBICT.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Santini, R. M. (2016). Redes de inovação tecnológica: o desafio do conhecimento e do aprendizado para o desenvolvimento sustentável. Informação & Informação, 21(1), 542–572. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p542

Edição

Seção

Pontos de Vista