Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais

Autores

  • Helena Célia de Souza Sacerdote Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-3987-0540
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Mediação Pedagógica, Educação Online, Ciência da Informação

Resumo

Introdução: Trata-se de sistematização de contribuições teórico-metodológicas relacionadas aos conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica descritos na literatura.

Objetivo: Compreender possível intersecção entre a Ciência da Informação e a Educação online no que diz respeito a esses conceitos para verificar se ambos podem ser considerados como análogos em sua essência e práxis.

Metodologia: Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a produções científicas selecionadas em busca nos bancos de dados do SciELO.ORG e EBSCO Host, no portal de periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico.

Resultados: Os conceitos mais citados na Ciência da Informação e na Educação foram de Almeida Junior (2009) e de Masetto (2013), respectivamente.

Conclusão: Observa-se que o conceito de mediação pode transitar intercambiavelmente entre ambas as áreas. Isso por que as evidências encontradas nas produções dos últimos cinco anos indicam que o conceito de mediação de informação parece ter encontrado suas bases na área de Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (PPGCINF UnB/DF). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013, UnB/DF). Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá/MG, 2012). Especialista em Educação a Distância (SENAC/DF, 2009). Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional (UCB/RJ, 2008). Graduada em Processamento de Dados (UniSAL/SP). Complementação pedagógica Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia ES.

Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília - UnB

Doutor (2000) e Mestre (1992) em Ciência da Computação pela UFPE. Especialista em Engenharia de Sistemas (1988) e graduado em Ciências Biológicas (1986) pela UFRN. É diretor do Centro de Informática - CPD, docente do Departamento de Ciência da Computação (CIC) do Instituto de Ciências Exatas, da Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Faculdade de Ciência da Informação e da Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) do Instituto de Ciências Exatas, na UnB.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 89-103, dez. 2009. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/17>. Acesso em: 27 out. 2014.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis, 2008. p. 41-54.
AMARO, Rosana. Mediação pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
CORDA, Maria Cecilia. Information management and mediation in a digital reference service focused in social sciences. Brazilian Journal Of Information Science, Marilia, v. 2, n. 6, p. 89-104, dez. 2012. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/2756>. Acesso em: 3 nov. 2014.
CRIPPA, Giulia; CARVALHO, Larissa Akabochi. A mediação da informação através da comunidade virtual Anobii: um estudo de caso. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 35, n. 17, p. 97-120, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2012v17n35p97/23584>. Acesso em: 1 nov. 2014.
CUSTÓDIO, Pollyana Ágata Gomes da Rocha. Um estudo da mediação da informação na produção científica da pós-graduação em educação da UNESP/Campus de Marília: análise das citações e cocitações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 23, p. 202-225, jan. 2012. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1898/Pollyana >. Acesso em: 2 nov. 2014.
FARIAS, Maria Giovanna Guedes; VARELA, Aida Varela; FREIRE, Isa Maria. Construção e acionamento de um modelo de mediação da informação. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 3, n. 23, p. 175-188, set. 2013. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/17315/10214>. Acesso em: 3 nov. 2014.
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.
GOMES, Henriette F. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, fev. 2008. Disponível em: http://www.dgz.org.br/ fev08/Art_01.htm>. Acesso em: 5 jan. 2016.
GUTIERREZ, Francisco; PIETRO, Daniel. A mediação pedagógica: educação a distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa (Monografias, Dissertações, Teses e Livros). Aparecida (S.P.): Ideias & Letras, 2008.
LEODORO, Silvana Aparecida Pires. A disciplina sociologia no ensino médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível. 2009. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032010-141607/pt-br.php>. Acesso em: 12 nov. 2014.
LOZANO, Taissa Vieira et al. Mediação e interação na educação a distância: relação professor e aluno. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1., 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: SIED, 2014. p. 1-13. Disponível em: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/670/385>. Acesso em: 8 nov. 2014.
MALLMANN, Elena Maria. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 2008. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/91842/250559.pdf?sequence=1&isAl lowed=y>. Acesso em: 12 jul. 2014.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 20. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 133-179.
MOREIRA, Walter. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, v. 1, n. 1, p. 130, out. 2004. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/janus/article/viewArticle/1>. Acesso em: 26 out. 2014.
SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da análise de redes sociais: o caso do curso de especialização em gestão da segurança da informação e comunicações. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/ article/view/235/22>. Acesso em: 20 out. 2014.
SCHNITMAN, Ivana Maria. A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-line. Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 287-314, nov. 2011. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/ article/view/2263/pdf_61>. Acesso em: 7 nov. 2014.
SILVA, Fernando Marcos da. Mediação computacional como fator de motivação e de aprendizagem significativa no ensino de ciências do 9º ano: tópicos de astronomia. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. Disponível em: https://mestrado.prpg.ufg.br/up/97/o/Diss_047.pdf>. Acesso em: 24 out. 2014.
SOUSA, Beatriz A. Glossário: biblioteconomia – arquivologia – comunicação e ciência da informação. 2. ed. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008.
VARELA, Aida; BARBOSA, Marilene L. A. Aplicação de teorias cognitivas no tratamento da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 116-128, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.febab.org.br/rbbd/index.php/rbbd/article/view/65/56>. Acesso em: 4 dez. 2011.
VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos. Informação & Informação, Londrina, v. 2, n. 15, p. 40-59, dez. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/ article/view/6623/6997>. Acesso em: 8 nov. 2014.
ZINS, Chaim. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 58, n. 3, p. 335-350, 2007. Disponível em: http://www.success.co.il/is/zins_conceptsof_is.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Sacerdote, H. C. de S., & Fernandes, J. H. C. (2016). Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais. Informação & Informação, 21(1), 407–425. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407

Edição

Seção

Artigos