Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais

Helena Célia de Souza Sacerdote, Jorge Henrique Cabral Fernandes

Resumo


Introdução: Trata-se de sistematização de contribuições teórico-metodológicas relacionadas aos conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica descritos na literatura.

Objetivo: Compreender possível intersecção entre a Ciência da Informação e a Educação online no que diz respeito a esses conceitos para verificar se ambos podem ser considerados como análogos em sua essência e práxis.

Metodologia: Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a produções científicas selecionadas em busca nos bancos de dados do SciELO.ORG e EBSCO Host, no portal de periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico.

Resultados: Os conceitos mais citados na Ciência da Informação e na Educação foram de Almeida Junior (2009) e de Masetto (2013), respectivamente.

Conclusão: Observa-se que o conceito de mediação pode transitar intercambiavelmente entre ambas as áreas. Isso por que as evidências encontradas nas produções dos últimos cinco anos indicam que o conceito de mediação de informação parece ter encontrado suas bases na área de Educação.


Palavras-chave


Mediação da Informação; Mediação Pedagógica; Educação online; Ciência da Informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional