Processo de comunicação no ambiente interno de uma indústria: compreensões a partir da análise de conteúdo

Marcio Ferreira da Silva

Resumo


Introdução: O presente trabalho discute e analisa o processo de comunicação em uma indústria do setor sucroalcooleiro do estado de São Paulo. Visa identificar a compreensão e participação dos agentes mediadores da informação no processo de comunicação.

Metodologia: A pesquisa se apresenta como um estudo de caso. O corpus analisado foi composto por oito entrevistas realizadas em 2013 em uma das 20 maiores indústrias produtoras de álcool em 2010 no estado de São Paulo. Quanto à análise das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo.

Resultados: Verificou-se alguns ruídos e problemas quanto ao uso de meios no processo. A participação dos agentes é identificada como fundamental ao fluxo de informação e comunicação formal e informal do ambiente interno da indústria.

Conclusões: Contudo, sugere um olhar mais efetivo sobre os ruídos e barreiras de acesso à informação e suas consequências à indústria. Por fim, se reconhece a ação dos agentes mediadores da informação ou gatekeepers entre os respondentes dos departamentos analisados.


Palavras-chave


Comunicação da Informação; Agentes mediadores; Indústria sucroalcooleira – São Paulo; Análise de conteúdo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p306



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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