Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância

Autores

  • Mara Helena Forny Mattos Filha Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE)
  • Regina de Barros Cianconi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p410

Palavras-chave:

Educação Superior a Distância, Bibliotecas universitárias, Planejamento, Avaliação.

Resumo

Introdução: A avaliação e o planejamento da Educação Superior a Distância no Brasil são feitos pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e por meio de dispositivos legais. No que tange ao planejamento e à avaliação dos serviços das bibliotecas para o atendimento da Educação Superior a Distância, observa-se carência de corpo teórico e respaldo legal que aborde o tema com a profundidade e abrangência necessárias.

Objetivo: Apresentar análise da literatura e da legislação a respeito da avaliação de bibliotecas na Educação Superior a Distância (EAD), bem como procedimentos e recomendações para o planejamento dos serviços de bibliotecas para essa modalidade de educação.

Metodologia: Revisão bibliográfica e pesquisa documental. A elaboração teórica foi construída através de levantamento bibliográfico em periódicos e pesquisa documental, por meio de consultas aos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da legislação brasileira, e também da publicação: Primeiros passos: Um Guia para Bibliotecários na Nova Educação a Distância.

Resultados: Aponta limitações dos instrumentos legais brasileiros e carência de corpo teórico nacional que trate esse tema com profundidade e abrangência.

Conclusões: Uma eficiente contribuição das bibliotecas acadêmicas para a educação superior a distância deve ser adequadamente planejada, levando em conta, não apenas a quantidade de bibliografia, como enfatiza a regulamentação brasileira atual, mas também a prestação diversificada de serviços e o atendimento às necessidades informacionais dos envolvidos em EAD.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Helena Forny Mattos Filha, Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2013). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela mesma Instituição (2009). Bibliotecária no DEGASE.

Regina de Barros Cianconi, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Mattos Filha, M. H. F., & Cianconi, R. de B. (2015). Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância. Informação & Informação, 20(3), 410–432. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p410

Edição

Seção

Artigos