Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância

Mara Helena Forny Mattos Filha, Regina de Barros Cianconi

Resumo


Introdução: A avaliação e o planejamento da Educação Superior a Distância no Brasil são feitos pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e por meio de dispositivos legais. No que tange ao planejamento e à avaliação dos serviços das bibliotecas para o atendimento da Educação Superior a Distância, observa-se carência de corpo teórico e respaldo legal que aborde o tema com a profundidade e abrangência necessárias.

Objetivo: Apresentar análise da literatura e da legislação a respeito da avaliação de bibliotecas na Educação Superior a Distância (EAD), bem como procedimentos e recomendações para o planejamento dos serviços de bibliotecas para essa modalidade de educação.

Metodologia: Revisão bibliográfica e pesquisa documental. A elaboração teórica foi construída através de levantamento bibliográfico em periódicos e pesquisa documental, por meio de consultas aos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da legislação brasileira, e também da publicação: Primeiros passos: Um Guia para Bibliotecários na Nova Educação a Distância.

Resultados: Aponta limitações dos instrumentos legais brasileiros e carência de corpo teórico nacional que trate esse tema com profundidade e abrangência.

Conclusões: Uma eficiente contribuição das bibliotecas acadêmicas para a educação superior a distância deve ser adequadamente planejada, levando em conta, não apenas a quantidade de bibliografia, como enfatiza a regulamentação brasileira atual, mas também a prestação diversificada de serviços e o atendimento às necessidades informacionais dos envolvidos em EAD.

Palavras-chave


Educação Superior a Distância; Bibliotecas universitárias; Planejamento; Avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p410

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional