Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru

Tamara de Souza Brandão Guaraldo

Resumo


Introdução: O presente estudo trata sobre o sujeito leitor em sua prática de informação e leitura no jornal popular BOM DIA Bauru. Desse modo, o artigo se propôs estudar a questão do leitor e sua prática de informação e leitura cotidiana nas cartas de leitores.

Objetivo: Conhecer o sujeito leitor em sua prática de leitura de jornal, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da apropriação da informação.

Metodologia: Foram selecionadas trinta cartas de leitores tendo como tema a mudança de layout e editorias do jornal em setembro de 2010, com uso da metodologia da Análise de Discurso.

Resultados: As cartas de leitores analisadas demonstram que os leitores são ativos na maneira em que aceitam, negam ou reproduzem o discurso do jornal no processo de recepção. Os leitores do BOM DIA Bauru apontam como critérios de relevância da informação: o tamanho da fonte, o layout, a impressão, o uso e o conteúdo.

Conclusões: Destaca as apropriações e resistências do público leitor em sua prática de informação e leitura e contribui para ampliar as discussões sobre a variedade de leitores existentes, numa realidade de mudança socioeconômica que suscita contradições, mas que permite a esse leitor adquirir materiais para ler.

Palavras-chave


Práticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p215

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional