Mediação em múltiplas abordagens.

Aida Varela Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa, Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo


Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.

Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.

Metodologia: Revisão de literatura

Resultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.

Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.


Palavras-chave


Mediação na educação. Mediação na biblioteca. Mediação na empresa. Mediação na comunidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p138

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional