A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.

Autores

  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
  • Camila Araújo dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p60

Palavras-chave:

Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação

Resumo

Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.

Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.

Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.

Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.

Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Belluzzo, R. C. B., Santos, C. A. dos, & Almeida Júnior, O. F. de. (2014). A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, 19(2), 60–77. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p60

Edição

Seção

Artigos