A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.

Regina Célia Baptista Belluzzo, Camila Araújo dos Santos, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Resumo


Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.

Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.

Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.

Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.

Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea.


Palavras-chave


Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p60

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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