A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.

Henriette Ferreira Gomes

Resumo


Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.

Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.

Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.

Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.

Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.


Palavras-chave


Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional