Mediação da informação: um olhar sobre o portal LTi a partir literatura indexada na Brapci.

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p23

Palavras-chave:

Mediação da informação. Literatura científica – Brasil. Paradigma indiciário. Regime de informação. Brapci.

Resumo

Introdução: Apresenta resultados de pesquisa exploratória sobre a produção científica publicada sobre a temática <mediação da informação> no campo da Ciência da Informação, no Brasil, com vistas à identificação de abordagens teóricas e epistemológicas.

Objetivo: Observar, na literatura indexada na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, os indícios de abordagens sobre a temática <mediação da informação>, no Brasil.

Metodologia: A pesquisa utilizou o método indiciário e o procedimento de brauseio para buscar a produção científica sobre a temática <mediação da informação> na Brapci, selecionando 13 artigos, publicados em nove periódicos, que apresentam o termo de busca nos títulos e palavras-chave, para compor uma amostra do território da literatura, onde os indícios de abordagens foram observados.

Resultados: Observamos que os artigos que compõem a amostra apresentam os indícios de várias temáticas relacionadas a <mediação da informação>, destacando-se: <mediação humana>, <leitura>, <ação cultural>, <cultura>, <competência informacional>, <fluxos de informação>, <tecnologia da informação e comunicação>.

Conclusão: Cotejamos os resultados da nossa observação com aqueles obtidos na pesquisa de Gomes (2010) sobre a produção na temática <mediação da informação>, embora usando metodologia diferente da adotada neste exercício, encontrando similaridades que tanto confirmam nossos resultados quanto ratificam a metodologia que adotamos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Isa Maria Freire – isafreire@globo.com

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Freire, I. M. (2014). Mediação da informação: um olhar sobre o portal LTi a partir literatura indexada na Brapci. Informação & Informação, 19(2), 23–45. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p23

Edição

Seção

Artigos