A influência dos critérios lógicos e formais da CAPES na disciplinarização da produção intelectual do campo das Artes/Música

Autores

  • Anderson Café UFBA
  • Núbia Moura Ribeiro IFBA
  • Roberto Leon Ponczek UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p159

Palavras-chave:

Teoria do Conhecimento, Poder Disciplinar, Campo Científico, Produção Intelectual, Sistema de Avaliação, CAPES

Resumo

Introdução: Discute-se como o conhecimento mediato, lógico e formal da CAPES, representado pelos seus critérios de avaliação, tem corroborado para a padronização da produção intelectual no campo das Artes, no qual, conforme Hessen (2000), predomina um tipo de conhecimento imediato, informal e intuitivo.

Objetivo: Refletir a referida questão, buscando-se evidenciar o grau de padronização e sistematização da produção intelectual em três programas de Pós-graduação pertencentes ao campo das Artes/Música, avaliados pela Capes, em 2013.

Metodologia: Realizou-se uma análise comparativa entre os pesos atribuídos à produção artística e científica no campo das Artes/Música e a efetiva produção dos três programas estudados, publicada entre 2010 e 2012.

Resultados: A análise dos dados revelou que mesmo no campo das Artes/Música, os programas de Pós-graduação ainda são mais pontuados, levando-se em conta a quantidade de artigos científicos publicados que é o instrumento privilegiado do conhecimento mediato, lógico e formal, em detrimento das produções artísticas, próprias do conhecimento imediato, intuitivo e criativo.

Conclusão: O funcionamento da Pós-graduação está alicerçado em um conjunto de conhecimentos formais, expressos em documentos normativos, através dos quais a CAPES exerce o poder, a disciplina e o estímulo para tornar padronizadas as produções intelectuais.

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Biografia do Autor

Anderson Café, UFBA

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela UFBA. Mestrado em Ciência da Informação pela UFBA. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNEB. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. Servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Núbia Moura Ribeiro, IFBA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA). Doutorado em Química pela UFRJ. Mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ. Graduação em Engenharia Química pela UFBA. Docente Permanente do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Roberto Leon Ponczek, UFBA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA). Doutorado em Educação pela UFBA. Mestrado em Física pela PUC-RJ. Graduação em Física pela PUC-RJ. 

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Café, A., Ribeiro, N. M., & Ponczek, R. L. (2016). A influência dos critérios lógicos e formais da CAPES na disciplinarização da produção intelectual do campo das Artes/Música. Informação & Informação, 21(1), 159–184. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p159

Edição

Seção

Artigos