Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos

Andréa Carla Marques da Silva, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Resumo


Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos.

Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte.

Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados.

Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização.

Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.


Palavras-chave


comportamento de pesquisa de informação; busca da informação; tomada de decisão; portal corporativo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional