Fontes de informação para inovação no setor elétrico brasileiro

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC
  • Marta Araújo Tavares Ferreira ECI/UFMG
  • Jorge Tadeu Ramos Neves Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p162

Palavras-chave:

Fontes de informação. Fontes de informação para inovação. Inovação no setor elétrico. Setor elétrico brasileiro.

Resumo

Introdução: A inovação é um fenômeno enraizado em conhecimento e, particularmente, em informação. Identificar onde as empresas buscam ideias para inovar pode ser um importante sinalizador para a compreensão de aspectos de sua dinâmica inovativa.

Objetivo: O objetivo do estudo é analisar as fontes de informações para inovação no setor elétrico brasileiro.

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa compreendeu os gerentes e/ou responsáveis pela atividade de P&D nas empresas pesquisadas. Para coleta dos dados foi desenvolvido um questionário composto de treze variáveis definidas a partir da revisão da literatura.

Resultados: A análise dos dados referente às fontes informação para inovação no setor elétrico brasileiro foi realizada em dois momentos distintos. Primeiramente foi criado, validado e apresentado um índice para o constructo fontes de inovação. Posteriormente, foram analisados os resultados pelo ramo de atividade das organizações (geração, transmissão e distribuição).

Conclusões: Os resultados apontam que as empresas do setor elétrico são altamente dependentes de fontes externas de informações para inovação, principalmente das universidades e institutos de educação superior e institutos de pesquisa e centros tecnológicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Marta Araújo Tavares Ferreira, ECI/UFMG

Doutora em Engenharia Industrial e Gestão da Inovação Tecnológica pela École Centrale des Arts et Manufactures de Paris. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Jorge Tadeu Ramos Neves, Universidade FUMEC

Doutorado em Génie Industriel et Gestion de L'innovation Technologique - École Centrale de Paris. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

Ziviani, F., Ferreira, M. A. T., & Neves, J. T. R. (2015). Fontes de informação para inovação no setor elétrico brasileiro. Informação & Informação, 20(1), 162–182. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p162

Edição

Seção

Artigos