Comportamento de busca de informação dos estudantes de graduação: contribuição para a pesquisa científica na Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Aida Varela Varela

Resumo


Introdução: A pesquisa apresenta os resultados da dissertação de Mestrado em Ciência da Informação versando sobre o comportamento informacional, uma temática recorrente nas pesquisas da área, sobretudo, com o advento do que se convencionou chamar sociedade da informação.

Objetivo: Identificar e analisar os canais de informação utilizados pelos estudantes de graduação da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique (UEM), incluindo os fatores que influenciam a busca e avaliação da informação para a satisfação das necessidades ligadas à pesquisa científica.

Metodologia: Pesquisa de caráter descritivo, cuja coleta de dados foi através da aplicação de questionários aos estudantes, que alguma vez tivessem participado do programa de formação de usuários da Biblioteca Central da UEM.

Resultados: Demonstram que os estudantes não adotam estratégias sistemáticas e precisas de busca de informação, optando por ações impulsivas que não seguem um planejamento claro e objetivo.

Conclusões: Apesar do discurso sobre o papel transformador das tecnologias, os estudantes utilizam a biblioteca tradicional como principal recurso de informação durante o processo de pesquisa científica.


ABSTRACT

Introduction: This research presents the results of dissertation of master in Information Science, approaching about information behavior, one of the recurring theme in the field, especially with the advent of what is called information society.

Objective: It sought to identify and to analyze the main channels used by undergraduate students of Eduardo Mondlane University of Mozambique (UEM), including the factors that influence the searching and evaluation of information to satisfy needs related to scientific research.

Methodology: The study was regarded as descriptive and the procedure of data collecting was through the questionnaire to undergraduate students who has participated in the program of users’ education of Central Library of UEM.

Results: The results demonstrate that students do not adopt systematic and accurate information search strategies, opting to impulsive actions that do not follow a clear plan.

Conclusions: Despite the discourse on the changing role of technology, students use the traditional library as the main resource of information.

 

RESUMÉN
Introducción: La investigación presenta los resultados de la tesis de Maestría en Ciencias de la Información sobre el comportamiento de la información, un tema recurrente en las investigaciones del área, especialmente con el adviento de la llamada sociedad de la información.

Objetivo: Identificar y analizar los canales de información utilizados por los estudiantes del grado de la Universidad Eduardo Mondlane de Mozambique (UEM), incluidos los factores que influyen en la búsqueda y evaluación de la información para satisfacer las necesidades relacionadas con la investigación científica.

Metodología: Encuesta de carácter descriptivo, cuya recolección de datos fue a través de la aplicación de cuestionarios a los estudiantes que habían participado en el programa de formación de los usuarios de la Biblioteca Central de la UEM.

Resultados: Muestran que los estudiantes no adoptan estrategias sistemáticas y precisas de búsqueda de información, optando por acciones impulsivas que no siguen una planificación clara y objetiva.

Conclusiones: A pesar del discurso sobre el papel transformador de la tecnología, los estudiantes usan la biblioteca tradicional como el principal recurso de información durante el proceso de investigación científica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Comportamento informacional. Abordagem cognitiva. Busca de informação. Necessidades informacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p283



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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