Registros laborais nas bibliotecas universitárias federais: ética, política e acesso a informação

Autores

  • Ana Carolina de Souza Caetano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Geni Chaves Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p433

Palavras-chave:

Acesso a informação, Políticas administrativas, Bibliotecas universitárias

Resumo

Introdução: O fazer bibliotecário também diz respeito aos registros de seus procedimentos laborais. Além da eficiência na administração e consistência do trabalho, eles dão transparência às diretrizes e escolhas realizadas e permitem a reavaliação periódica das ações. Autores clássicos, que conceituam o documento, enfatizam a importância do ato de documentar.

Objetivos: Mapear a existência de registros das políticas e ações laborais em bibliotecas de universidades federais brasileiras e indagar sobre os problemas éticos e falta de acesso à informação na sua ausência.

Metodologia: Mapeamento nos sítios das cinquenta e sete bibliotecas de universidades federais da disponibilização de registros oficiais contendo as políticas, planos, manuais, guias de usuários, regulamentos, dentre outros.

 Resultados: 57% das bibliotecas não disponibilizam nenhum tipo de registro. A maior oferta de diferentes documentos laborais encontra-se nas bibliotecas das regiões Sudeste e Sul. Mas, ainda assim, 41% delas não disponibiliza qualquer tipo de documento. A falta de transparência pode oportunizar injustiças e mesmo ações não éticas.

Conclusões: Nos motivos para não documentar, encontra-se a falta de diretrizes claras em documentos oficiais que norteiam a profissão e os bibliotecários universitários. Isto contradiz o princípio da lei de acesso à informação e se mostra incoerente a profissionais e instituições que teriam, teoricamente, obrigação primária de fazê-lo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina de Souza Caetano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Biblioteconomia/UNIRIO; Esp. em Políticas Públicas e Gestão Social/UFJF; Bibliotecária-documentalista/UFF

Geni Chaves Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia do Centro de Ciências Humanas da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Caetano, A. C. de S., & Fernandes, G. C. (2015). Registros laborais nas bibliotecas universitárias federais: ética, política e acesso a informação. Informação & Informação, 20(3), 433–456. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p433

Edição

Seção

Artigos