A Constituição da Memória dos Procedimentos em Saúde no Contexto do Prontuário Eletrônico do Paciente.

Autores

  • Rosane Suely Alvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina
  • Izângela Maria Sansoni Tonello Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Gorri Molina Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p107

Palavras-chave:

Prontuário do paciente, Prontuário Eletrônico do Paciente, Lugares de Memória, Memória Procedimental.

Resumo

Introdução: Estudos realizados por diversas áreas do conhecimento em torno da memória evidenciam a importância de que se reveste esse tema para a sociedade contemporânea, extremamente fértil no que diz respeito à produção de novos conhecimentos e possíveis esquecimentos também.

Objetivo: Nesse contexto, buscou-se caracterizar o prontuário eletrônico do paciente como valioso documento de constituição da memória da saúde da população.

Metodologia: Apoiados em fundamentos teóricos relativos aos processos e tipos de memória foram apresentados alguns dos atributos do prontuário eletrônico do paciente, suas funções, finalidades e seu papel como um dos lugares de memória.

Resultados: Inserido em categorias de memória no que diz respeito à sua abrangência, tempo de duração, mecanismos de criação e conteúdo, defende-se que o prontuário deva ser considerado, na contemporaneidade, como agente de constituição e preservação da memória procedimental.

Conclusões: De acordo com o panorama apresentado, espera-se que as questões abordadas suscitem reflexões e promovam outros estudos a respeito desse documento aqui instituído como um dos mais significativos lugares de memória, de estabelecimento e preservação das ações, dos procedimentos realizados no âmbito dos cuidados em saúde. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Adjunto e coordenadora do colegiado do curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa:Organização da informação no âmbito da saúde. Ministra aulas nos cursos de graduação e especialização em Arquivologia e Biblioteconomia e no Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação e do Conhecimento; Leitura Documentária, Análise Documentária; Incentivo à leitura; Linguagens verbais e não verbais; Metodologia da Pesquisa; Elaboração formal do trabalho científico; Materiais Didáticos e Ensino a Distância

Izângela Maria Sansoni Tonello, Universidade Estadual de Londrina

Arquivista, mestre pelo programa de mestrado profissional em  Gestão da Informação. Docente dos cursos de graduação e pós de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é vice chefe do Departamento mencionado.

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina

Bibliotecária, mestre e doutora em Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação e pós graduação de Arquivologia e Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é coordenadora do colegiado do curso de Arquivologia.

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Lunardelli, R. S. A., Tonello, I. M. S., & Molina, L. G. (2014). A Constituição da Memória dos Procedimentos em Saúde no Contexto do Prontuário Eletrônico do Paciente. Informação & Informação, 19(3), 107–124. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p107

Edição

Seção

Artigos