Ética bibliotecária em universidades do Norte e Nordeste do Brasil

Autores

  • Francisco das Chagas de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p43

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Ética profissional, Ética do bibliotecário, Brasil – biblioteca universitária.

Resumo

Introdução: As noções de responsabilidade social e de boa prática profissional estão se constituindo cada vez mais em referência para a atuação de empresas, governos e profissões. Os bibliotecários brasileiros encontram tais noções no Código de Ética do Bibliotecário e, internacionalmente, no Código de Ética do bibliotecário e de outros profissionais da informação, da IFLA.

Objetivo: Analisar o discurso consolidado nos portais de bibliotecas de dez universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Metodologia: Análise do discurso textual.

Resultados: Síntese das posturas manifestas nos portais das Bibliotecas Universitárias, referentes às condutas que adotam na relação com seus usuários.

Conclusões: O bibliotecário não distingue sua ética pessoal daquela disposta na  norma ética de sua  profissão. Enquanto sua ética pessoal é utilitária, a ética profissional disposta no código de ética do bibliotecário brasileiro é deontológica. Os portais de Bibliotecas Universitárias estudadas oferecem uma expressão muito aquém do desejável em se tratando de ética profissional bibliotecária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Souza, F. das C. de. (2015). Ética bibliotecária em universidades do Norte e Nordeste do Brasil. Informação & Informação, 20(1), 43–69. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p43

Edição

Seção

Artigos