Necessidades de informação e competência em informação de produtores de aves integrados da agroindústria Sadia S.A. do oeste de Santa Catarina

Autores

  • Delsi Fries Davok Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Letícia Lazzari Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p327

Palavras-chave:

Agroindústrias do Oeste Catarinense, Avicultura, Competência em Informação de Avicultores, Necessidades de informação de Avicultores

Resumo

Introdução: Trata-se de um estudo de avaliação das necessidades de informação e a competência em informação de produtores de aves do sistema de integração da agroindústria Sadia S.A. do Oeste Catarinense.

Objetivo: Analisar as necessidades de informação e a competência em informação de produtores de aves do sistema de integração da agroindústria Sadia S.A. do Oeste Catarinense.

Metodologia: Estudo exploratório qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista estruturada e um formulário para a caracterização dos sujeitos da amostra. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e um conjunto de indicadores para avaliação da competência em informação.

Resultados: Identificou-se que os avicultores têm necessidades de informação para a solução de problemas, para atualização e aperfeiçoamento do processo produtivo, e acerca dos objetivos futuros da empresa integradora. Quanto à competência em informação, constatou-se que os avicultores reconhecem parte das informações de que necessitam, porém, não o suficiente para o atendimento das suas necessidades.

Conclusões: Os avicultores, para serem competentes em informação, precisam desenvolver os seguintes aspectos: identificar uma variedade de tipos e formatos de fontes de informação potenciais, buscar informação utilizando uma variedade de métodos, refazer a estratégia de busca de informações quando necessário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Delsi Fries Davok, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Letícia Lazzari, Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Davok, D. F., & Lazzari, L. (2015). Necessidades de informação e competência em informação de produtores de aves integrados da agroindústria Sadia S.A. do oeste de Santa Catarina. Informação & Informação, 20(3), 327–355. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p327

Edição

Seção

Artigos