Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB

Autores

  • Danielle Dos Santos Souza Belisario
  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p250

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Literatura de Cordel, Incentivo à leitura

Resumo

Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.

Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.

Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.

Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.

Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Dos Santos Souza Belisario

Bibliotecária pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Belisario, D. D. S. S., & Albuquerque, M. E. B. C. de. (2015). Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB. Informação & Informação, 20(1), 250–278. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p250

Edição

Seção

Artigos