A decisão como resultado de um processo social da informação compartilhada.

Autores

  • Mario Lúcio Caixeta UFMG
  • Ricardo Barbosa Rodrigues UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p81

Palavras-chave:

Processo decisório, Pequenas e médias empresas, Ambiente informacional, Arranjos produtivos locais, Compartilhamento da informação.

Resumo

Decisões dependem da qualidade, confiabilidade e capacidade de interpretação das informações e das fontes utilizadas pelos gerentes. São atos na maioria das vezes solitários, que normalmente podem ser entendidos com base no princípio da racionalidade limitada. Os aspectos não racionais da decisão tendem a ser explicados pela experiência, talento e intuição de quem decide. Por sua vez, o decisor se encontra submetido às alternativas geradas através da sua rede de informação e se envolve em freqüentes decisões de inovação, fundamentais à sobrevivência de seus negócios. No cenário sociocultural de um arranjo produtivo local (APL), a prática do compartilhamento de informações com outros empresários locais, seus empregados, familiares e outras instituições parceiras, podem transformar tais decisões num produto coletivo e social, a partir do envolvimento desses atores na responsabilidade e construção conjunta do processo. O presente trabalho, baseado em um projeto de pesquisa de doutorado, tem como objetivo desenvolver um modelo de decisão que possa explicar o comportamento de uso da informação do gerente de uma pequena e média empresa, a partir de seu contexto sociocultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mario Lúcio Caixeta, UFMG

Graduado em Economia, Administração de Empresas e Direito. Especialização em Economia Industrial e aluno de pós graduação em Ciência da Informação. Professor substituto em Administração de Unidades de Informação e Planejamento em Unidades de Ciência da Informação da ECI/UFMG

Ricardo Barbosa Rodrigues, UFMG

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MBA e doutorado em Administração pela Columbia University. Realizou pós-doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto em 1996-1997. É professor titular desde 1995 e Chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2006. Foi Diretor da ECI/UFMG no período 1998-2002. Leciona em programas de graduação e pós-graduação e faz pesquisa nas áreas de gestão da informação e do conhecimento.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Caixeta, M. L., & Rodrigues, R. B. (2008). A decisão como resultado de um processo social da informação compartilhada. Informação & Informação, 13(1), 81–104. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p81

Edição

Seção

Artigos