Índice científico da Ciência da Informação: Comparativo dos autores com maior visibilidade no ISI e no Google Acadêmico.

Autores

  • Adilson Luiz Pinto Universidad Carlos III de Madrid
  • João de Pontes Junior PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p1

Palavras-chave:

Visibilidade científica, ISI, Google Acadêmico, Análise de citação, Rede Social.

Resumo

Este trabalho analisou a produtividade dos principais autores da área de Ciência da Informação no ISI e Google Acadêmico, utilizando uma metodologia de recuperação da informação por país, seguida de um filtro por subcategorias (ISI) e por autoria (Google Acadêmico). Para o refinamento dos dados utilizamos ProCite para o ISI e para o ambiente web o FlashGet. Os resultados ressaltam a alta produtividade dos autores da UFRJ e da Unicamp, assim como destacam o elevado índice de citação dos autores da UFRJ. A colaboração científica entre os autores está representada em forma de mapas de acordo com as redes sociais a que pertencem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Luiz Pinto, Universidad Carlos III de Madrid

Especialista em Estudos Métricos e Redes Sociais aplicadas a atividade cientíifica e tecnológica Doutor pela Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Documentação Consultor de Análise de Redes e Estudos Bibliométricos Calle Madrid, 126, Sala 14.2.27 Getafe, Madrid (34803)

João de Pontes Junior, PUC-Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Atualmente é mestrando em Ciência da Informação também pela PUC-Campinas, tendo como assunto a ser discutido em sua dissertação a Alfabetização Digital. Anteriormente foi bibliotecário do Serviço Social do Comércio – SESC/SP, onde Coordenou Bibliotecas, Projetos de Literatura e Cultura Digital. Possui experiência na área de Biblioteconomia e em Ciência da Informação. Participou do Corpo Editorial da Revista E do SESC e atualmente participa como bolsista colaborador na revisão de normas técnicas da Revista Transinformação. E-mail: jpontesjunior@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Pinto, A. L., & Pontes Junior, J. de. (2008). Índice científico da Ciência da Informação: Comparativo dos autores com maior visibilidade no ISI e no Google Acadêmico. Informação & Informação, 13(1), 1–14. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p1

Edição

Seção

Artigos